A inscrição no CRESS deverá ser solicitada através de requerimento instruído com os seguintes documentos:
- Declaração de inscrição
- Requerimento Pessoa Física
- Cédula de Identidade;
- Título de Eleitor;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Fotografia 3 x 4 recentes;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório, para o requerente brasileiro do sexo masculino;
- Comprovante de pagamento das taxas devidas e do pagamento da anuidade (integral ou proporcional) ou da primeira parcela, conforme o caso, para efeito de deferimento da inscrição.
Tabela de valores
Valores estipulados de acordo com a Resolução CFESS nº 960/2020.
Serviço | Taxa (R$) |
Inscrição de Pessoa Jurídica (abrangendo a expedição do Certificado de Pessoa Jurídica) | 118,30 |
Inscrição de Pessoa Física (abrangendo a expedição do Documento de Identidade Profissional) | 94,63 |
Substituição do Documento de Identidade Profissional ou expedição de 2ª via | 70,93 |
Substituição de Certificado de Registro de Pessoa Jurídica | 47,29 |
Inscrição Secundária de Pessoa Física (abrangendo a expedição do Documento de Identidade Profissional) | 94,63 |
Informações importantes
– Em substituição ao Diploma, será admitida Certidão de Colação de Grau que atenda aos seguintes requisitos: documento original, devidamente assinado pelo reitor/diretor ou seu representante legal e emitida por Unidade Ensino com o Curso de Serviço Social oficialmente reconhecido, no qual conste obrigatoriamente: timbre da unidade de ensino; data de reconhecimento do Curso de Serviço Social; data da colação de grau e nome do bacharel em Serviço Social. Obs.: A Certidão de Colação de Grau deverá ser substituída pelo diploma no prazo de 1 ano prorrogável por mais 1 ano.
– Será indeferido o pedido de inscrição principal, quando for constatado que o/a interessado/a possui inscrição na mesma modalidade em outro CRESS, sem que tenha providenciado o cancelamento de sua inscrição no outro CRESS ou pedido de transferência.
Entenda o processo de inscrição
Você pode ir até a sede do CRESS/PB, com todos os documentos elencados acima e solicitar a entrada do seu processo de inscrição.
Uma forma mais prática é acessar a plataforma de Serviços On-line do CRESS e fazer um pré-cadastro, anexando a documentação necessária, podendo gerar os boletos para pagamento da taxa de inscrição e anuidade proporcional. Após seguir esses passos, entre em contato pelo e-mail cresspb@gmail.com, com o assunto “Inscrição principal – (nome)”.
Em caso de urgência, é necessário informar no ato da inscrição, anexando documento de comprovação. Esse documento pode ser: declaração de trabalho ou intenção de contratação; convocação de concurso; documento que conste prazo para apresentação de registo.
Prazos de atendimento
O prazo de resposta para qualquer e-mail é de 3 dias úteis, devido à alta demanda de atendimento durante a pandemia. É importante que o/a profissional aguarde o prazo de resposta, evitando enviar novos e-mails, deixando a sua mensagem por último na fila de atendimento.
O prazo para análise do registro por parte da Comissão de Inscrição é de 45 dias. Após a análise, o deferimento será informado por e-mail, sendo enviada uma declaração de registro, com o número de inscrição no CRESS/PB.
Clique aqui e confira a Resolução CFESS Nº 588/2010 sobre a Inscrição Principal nos CRESS.