A inscrição no CRESS deverá ser solicitada através de requerimento instruído com os seguintes documentos:

  1. Declaração de inscrição
  2. Requerimento PF
  3. Cédula de Identidade;
  4. Título de Eleitor;
  5. Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  6. Fotografia 3 x 4 recentes;
  7. Comprovante de residência;
  8. Comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório, para o requerente brasileiro do sexo masculino;
  9. Comprovante de pagamento das taxas devidas e do pagamento da anuidade (integral ou proporcional) ou da primeira parcela, conforme o caso, para efeito de deferimento da inscrição.

Tabela de valores

Valores estipulados de acordo com a Resolução CFESS nº 960/2020.

Serviço Taxa (R$)
Inscrição de Pessoa Jurídica (abrangendo a expedição do Certificado de Pessoa Jurídica) 118,30
Inscrição de Pessoa Física (abrangendo a expedição do Documento de Identidade Profissional) 94,63
Substituição do Documento de Identidade Profissional ou expedição de 2ª via 70,93
Substituição de Certificado de Registro de Pessoa Jurídica 47,29
Inscrição Secundária de Pessoa Física (abrangendo a expedição do Documento de Identidade Profissional) 94,63

Informações importantes

– Em substituição ao Diploma, será admitida Certidão de Colação de Grau que atenda aos seguintes requisitos: documento original, devidamente assinado pelo reitor/diretor ou seu representante legal e emitida por Unidade Ensino com o Curso de Serviço Social oficialmente reconhecido, no qual conste obrigatoriamente: timbre da unidade de ensino; data de reconhecimento do Curso de Serviço Social; data da colação de grau e nome do bacharel em Serviço Social. Obs.: A Certidão de Colação de Grau deverá ser substituída pelo diploma no prazo de 1 ano prorrogável por mais 1 ano.

Será indeferido o pedido de inscrição principal, quando for constatado que o/a interessado/a possui inscrição na mesma modalidade em outro CRESS, sem que tenha providenciado o cancelamento de sua inscrição no outro CRESS ou pedido de transferência.

Entenda o processo de inscrição

Você deve acessar a plataforma de Serviços On-line do CRESS e fazer um pré-cadastro, anexando a documentação necessária, podendo gerar os boletos para pagamento da taxa de inscrição e anuidade proporcional. Após seguir esses passos, entre em contato pelo e-mail cresspb@gmail.com, com o assunto “Inscrição principal – (nome)”.

Em caso de urgência, é necessário informar no ato da inscrição, anexando documento de comprovação. Esse documento pode ser: declaração de trabalho ou intenção de contratação; convocação de concurso; documento que conste prazo para apresentação de registo.

Tutorial pré-cadastro

Tutorial Serviços On-line

Prazos de atendimento

O prazo de resposta para qualquer e-mail é de 3 dias úteis, devido à alta demanda de atendimento durante a pandemia. É importante que o/a profissional aguarde o prazo de resposta, evitando enviar novos e-mails, deixando a sua mensagem por último na fila de atendimento.

O prazo para análise do registro por parte da Comissão de Inscrição é de 45 dias. Após a análise, o deferimento será informado por e-mail, sendo enviada uma declaração de registro, com o número de inscrição no CRESS/PB.

Clique aqui e entenda o andamento da confecção do Documento de Identidade Profissional (DIP) durante a pandemia.

Clique aqui e confira a Resolução CFESS Nº 588/2010 sobre a Inscrição Principal nos CRESS.