A seguridade social que defendemos! É com esse mote que o CFESS e o CRESS-CE preparam para o ano de 2023 um dos maiores e mais esperados eventos para categoria profissional.

Entre os dias 31 de março e 2 de abril do próximo ano, será realizado, em Fortaleza (CE), o “6o Encontro Nacional de Serviço Social e a Seguridade Social que defendemos”.

O evento ocorrerá de forma presencial no Centro de Eventos do Ceará, com inscrições gratuitas e vagas limitadas, com um público estimado em três mil participantes, entre assistentes sociais, estudantes de serviço social e outras categorias profissionais. Atenção: a hospedagem e traslado são de responsabilidade de cada participante.

A Seguridade Social que defendemos!

O Encontro se tornou uma marca histórica no Serviço Social brasileiro. Desde que a categoria assinou, ainda nos anos 2000, a Carta de Maceió, documento referência na qual reafirma a concepção e defesa da Seguridade Social, universal, ampliada e “entendida como um padrão de proteção social de qualidade”, foram realizadas cinco edições do evento, sendo o último em Belo Horizonte.

Agora, em Fortaleza, durante os três dias de evento, organizado em três mesas centrais e doze plenárias simultâneas, a expectativa é fazer um debate ampliado sobre o trabalho de assistentes sociais não só nas políticas do tripé Saúde, Assistência Social e Previdência Social, mas também em outras áreas e temas que perpassam a Seguridade Social, como educação, habitação, meio ambiente, direitos humanos, acessibilidade, LGBTQIA+.

Tudo isso permeado com as perspectivas de classe, raça e gênero. Será o momento para assistentes sociais, movimentos sociais e outros sujeitos elaborarem estratégias coletivas para reconstrução e defesa da “seguridade social que defendemos”, para o povo brasileiro.

Reconstrução porque, nos últimos anos, o governo de extrema-direita neoliberal implementou uma política que intensificou os cortes e desmontes em todas as políticas sociais; atacou os direitos sociais, humanos e trabalhistas; colocou o Brasil no mapa da fome mundial; foi responsável pelo aumento do desmatamento no país; e ainda ameaçou a democracia ao questionar o processo eleitoral. Tudo isso em meio a uma crise mundial sanitária, social, política.

Este será o primeiro grande evento presencial do Conjunto CFESS-CRESS das gestões que findam em 2023, em virtude da pandemia da covid-19 e das medidas sanitárias tomadas ao longo do triênio. Com o avanço da vacinação e a manutenção dos protocolos sanitários, o Encontro ocorrerá de forma segura para quem estiver presente.

Além disso, a realização do Encontro no Nordeste, mais especificamente no Ceará, assume uma importância enorme, considerando o agravamento da desigualdade social e do desmonte das políticas públicas nessa região durante o período pandêmico e decorrente das medidas restritivas de direitos dos governos Temer e Bolsonaro.

Venha dialogar sobre os temas relacionados à defesa dos direitos e da Seguridade Social, que estão diretamente relacionados à defesa do trabalho profissional, da qualidade dos serviços prestados à população, das condições de trabalho de assistentes sociais e do exercício profissional referenciado no Projeto Ético-político!

Ao lado de entidades, movimentos sociais, conselhos de políticas, frentes e fóruns de luta, assistentes sociais estarão a postos para reafirmar a Seguridade Social que defendemos!

LEIA ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES ABAIXO ANTES DE EFETUAR SUA PRÉ-INSCRIÇÃO!

O evento é gratuito e as vagas são limitadas, em decorrência dos espaços do Centro de Eventos. Por isso, faremos uma pré-inscrição.

São 2200 vagas para assistentes sociais; 400 para estudantes de Serviço Social; 400 para profissionais de outras áreas.

COMO FUNCIONA:

  • Pré-inscrição (a partir do dia 30/1/2023). Ficará disponível até preenchimento das vagas;
  • Confirmação de inscrição e escolha da plenária: de 15 a 28 de fevereiro de 2023. A pessoa pré-inscrita receberá um e-mail solicitando a confirmação que participará PRESENCIALMENTE do evento. A confirmação pdoe ser feita na área do/a participante. Lá, a pessoa deverá escolher a plenária simultânea que participará. Quem não confirmar perderá a vaga;
  • Vagas remanescentes (se houver) poderão ser disponibilizadas on-line ou no ato credenciamento;
  • São três modalidades de inscrição: assistentes sociais, estudantes de serviço social e profissionais de outras áreas ou bacharéis em serviço social (sem inscrição no CRESS);
  • Só receberá CERTIFICADO quem comparecer PRESENCIALMENTE.

Escolha a modalidade de inscrição:

Clique aqui para se inscrever

Texto: Comunicação CFESS