CONCENTRAÇÃO DO ATO
Às 14h30, na Praça Rio Branco (a praça do Sabadinho Bom – chorinho).

ASSEMBLÉIA POPULAR
Às 16h30, em frente a Prefeitura!

1002242_465394180217006_2081304320_n

PASSE LIVRE JÁ! Pelo acesso à Cultura…

Com o objetivo de trazer à tona toda a transversalidade que a pauta do Passe Livre e da mobilidade urbana apresenta, o Movimento Passe Livre JP passa agora a construir sua pauta principal relacionando-a a áreas de expressiva importância para a sociedade.

Com o próximo ato público marcado para o dia 4 de julho, o primeiro setor convidado a construir será o da cultura, reivindicando o Passe Livre como elemento fundamental para o acesso à fruição e produção de cultura na cidade. E assim será com a educação, saúde, segurança, meio ambiente, moradia, e outros setores dispostos a construir as manifestações que crescem a cada dia em nossa cidade.

Em João Pessoa, o alto preço das tarifas e as insuficientes condições dos serviços de transporte negam à população o pleno direito à cidade, do acesso aos serviços públicos à participação na vida cultural, nos espaços de produção e fruição de arte e cultura. A falta de ônibus à noite é um fator que impossibilita este acesso e torna menos segura a circulação das pessoas. Dessa forma, a crise no transporte público e no modelo de mobilidade urbana hoje desenvolvido em João Pessoa é uma verdadeira barreira a impedir o exercício da cidadania.

E é por entendermos que a cultura e as artes são elementos indispensáveis ao processo educacional, de formação do sujeito e de sua visão de mundo, que lutamos pelo Passe Livre irrestrito aos estudantes, pela redução da tarifa e pela melhoria dos serviços de transporte público. Garantir acesso à cidade é garantir também o direito à cultura!

Não é somente nas escolas que se educa. As (con)vivências sociais e culturais são também um processo pedagógico. Na garantia do acesso à educação, nenhuma política pública pode restringir-se aos espaços e momentos escolares. O livre acesso à educação passa pelo livre acesso à cultura, que requer, necessariamente, a livre circulação pela cidade.

“Resistir, resistir, resistir até a tarifa cair”
“Eu pago, não deveria, transporte não é mercadoria”

NOSSA PRINCIPAL BANDEIRA NO MOMENTO É O TRANSPORTE, MAS TAMBÉM LUTAMOS:
-Por políticas culturais estruturantes e transformadoras, e não à mera política de eventos;
-Contra o Estatuto do Nascituro – “fora bolsa estupro!”;
-Contra a “Cura Gay” – não se pode curar o que não é doença – “Fora Feliciano!”;
-Não à PEC 37;
-Contra a redução da maioridade penal – reduzir não resolve com o problema da violência;
-Contra os gastos excessivos nos estádios da Copa do Mundo;
-Não ao despejo do povo pobre de suas casas pelos projetos de intervenção urbana do PAC e da Copa do Mundo;
-10% do PIB para educação;
-Pela não privatização/terceirização do SUS; Saúde não é mercadoria!
-Pela democratização dos meios de comunicação e por uma nova Lei de Mídia no Brasil.

MOVIMENTO PASSE LIVRE JOÃO PESSOA
(https://www.facebook.com/groups/268759536597896/)

AVANTE JOÃO PESSOA
(https://www.facebook.com/avantejoaopessoa?fref=ts)