No dia 16 de agosto, aconteceu a  Assembleia Geral Ordinária de 2019, no Auditório 412 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba, realizada pela gestão “Avançar sem temer: fortes e independentes” – triênio 2017-2020. Estiveram presentes conselheiros(as) e assistentes sociais de base, convocados(as) via publicação no Diário Oficial do Estado da Paraíba sob n° 16.917 e demais meios eletrônicos deste regional.

A pauta da assembleia foi: 1. Análise de Conjuntura; 2) Informes; 3) Escolha de delegados(as) para o 48º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS. Ao final, ocorreu a entrega de Documentos de Identificação Profissional (DIP) para as(os) profissionais.

A primeira chamada ocorreu às 18:00h, para que se atingisse o quórum de 1/5 dos/as profissionais ativos/as no CRESS-PB e não o atingindo, procedeu-se com a segunda chamada às 18:30h, com as/os profissionais ativos/as que estiverem presentes.

Análise da conjuntura

A análise de conjuntura proposta seguiu uma metodologia diferenciada, adotando um formato mais horizontalizado, em que a conselheira Luciana Cantalice fez uma explanação sobre aspectos da conjuntura que impactam a formação, o trabalho profissional e o ataque sistemáticos aos direitos sociais e, sobretudo, aos Conselhos de Classe, sob a PEC 108/2019.

Em seguida, foram convidados(as) profissionais a intervirem, com falas de cinco minutos, apresentando contribuições ao debate no plenário. As intervenções realizadas confluíram na discussão sobre a conjuntura nacional e as interfaces com o Serviço Social, como: o contexto geral da educação no país, a os desafios de articulação com demais profissionais, o contexto sindical fragilizado, os desafios do SUAS (Sistema único de Assistência Social), desmontes da seguridade e impacto nas relações sociais etc. Em seguida, o Conselheiro Ademir Junior procedeu com comentários à análise de conjuntura e apresentou um panorama das ações realizadas pelo CRESS/PB e suas comissões, com destaque às articulações do conselho com a categoria profissional via seminários, mesas de discussão e construção do Fórum Contra a Precarização da Formação e do Trabalho Profissional de Assistentes Sociais.

Luciana Cantalice, vice-presidenta do CRESS/PB.

Profissional participa da reunião, expondo fala sobre a conjuntura.

Escolha de delegados para o Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS

Após esse momento, foi realizada a votação para escolha dos/as delegados que irão representar o CRESS/PB no 8º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, no estado do Pará, dos dias 05 a 08 de setembro de 2019. Foi deliberado que seis pessoas comporão a delegação. Os nomes indicados pela gestão do CRESS/PB foram: Luciana Cantalice (diretoria); Glaucineth Cavalcanti (Seccional Campina Grande); Lidiane Tiburtino (suplente). Dos/as profissionais que se colocaram na assembleia, foram: Iago Henrique (Assistente Social da assistência estudantil); Jéssica Mélo (assistente social e assessora especial do CRESS/PB); Alisson (Assistente Social do SUAS).

Não havendo mais nenhum/a outro/a profissional que se colocou para pleitear a referida vaga, os referidos/as candidatos expuseram em público os motivos pelos quais desejariam fazer-se representação e tiveram seus nomes referendados por esta assembleia.

Votação para escolha de delegados para o 8º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS.

Delegados que representarão o CRESS/PB no 8º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS

Entrega de DIPs

Ao final da assembleia, o conselheiro e coordenador da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI), Ademir Júnior, procedeu com os trâmites necessários de orientação e entrega de Documentos de Identificação Profissional às novas Assistentes Sociais inscritas neste Regional.

Por fim, foram dados os últimos informes e foi finalizada a 1ª Assembleia Geral Ordinária do ano de 2019. Fique atento para as próximas reuniões e participe das atividades, para fortalecer o debate e as ações da categoria no estado.

Comissão de Comunicação

Gestão “Avançar Sem Temer” (2017-2020)

assessoriacresspb@gmail.com