O 47º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS aconteceu entre os dias 6 e 9 de setembro, em Porto Alegre (RS). O evento é o fórum máximo deliberativo da categoria de assistentes sociais e reuniu mais de 300 participantes, dentre representantes das direções dos CRESS, CFESS e assistentes sociais de base, eleitos/as em assembleias promovidas pelos Regionais, além de trabalhadores/as dos Conselhos.

Durante quatro dias de evento, a categoria realizou o monitoramento das ações deliberadas em cada eixo temático (orientação/fiscalização profissional, comunicação, ética/direitos humanos, seguridade social, formação/relações internacionais e administrativo-financeiro) e reafirmou o tema da campanha de gestão do Conjunto (2017-2020): assistentes sociais estão no combate ao racismo!

Imagem mostra logomarca da campanha em preto. A figura é um punho cerrado negro, erguido, com uma mapa da África na palma da mão, pessoas negras em volta do braço, mostrando resistência e luta

Participação do Cress/PB no Encontro

Participaram do Encontro alguns representantes da Paraíba, que contribuíram, ainda mais, nos debates levantados durante o evento. Conversamos com o/as assistentes sociais Elisabete Vitorino, Silvana Farias e Iago Henrique Fernandes, que participaram do evento como profissionais de base do Cress/PB. Todas/os avaliaram o Encontro como sendo um espaço importante para debate da categoria, especialmente no que tange o tema central do evento – combate ao racismo -, cuja importância ainda é bastante evidente nos dias atuais, visto que é um problema que ainda assola grande parte da população brasileira. “O tema escolhido pelo conjunto CFESS/CRESS mostra o quanto a categoria é coerente quanto a todos os temas em destaque no cenário nacional e internacional. O debate sobre o racismo é cada mais pertinente no cenário mundial. No cenário o debate sobre o racismo é urgente, considerando todo o processo escravagista que o Brasil promoveu por mais de três séculos”, declarou Elisabete.

Sobre as discussões dos eixos temáticos (orientação/fiscalização profissional, comunicação, ética/direitos humanos, seguridade social, formação/relações internacionais e administrativo-financeiro), os principais desafios enfrentados pela categoria, identificados pelos participantes, encontram-se na Seguridade Social, formação profissional, afirmação do compromisso ético-político e necessidade de maior engajamento da categoria para fortalecer as ações dos CRESS. Os participantes ainda destacaram a importância de se realizar o Encontro Nacional anualmente, para identificar entraves, acompanhar a dinamicidade da profissão e fortalecer a categoria de base, rumo às mudanças e lutas pela garantia de direitos da classe trabalhadora.

“O conjunto CFESS/CRESS estabeleceu uma metodologia de trabalho que favorece o melhor desempenho do conjunto na execução de ações nacionais e estaduais. (…) Avalio o Encontro Nacional de forma muito positiva, com a clara compreensão de que a metodologia empregada tem contribuído bastante para o bom desenvolvimento das ações do conjunto.” Elisabete Vitorino
“Já participei de outros encontros do CFESS/CRESS e este se destacou na organização, na programação que permitiu ir além da fase de monitoramento e em especial garantir que a carga horária proposta ter sido cumprida, pois este é um fator  que compromete a participação e capacidade de interação, raciocínio e condição física e mental, pois vejo que ao ser extrapolado traz o cansaço extrema que ao meu ver prejudica o objetivo do encontro, principalmente pois todos envolve um processo decisório.”Silvana Farias

“O 47º Encontro Nacional CFESS-CFESS foi um espaço enorme de aprendizado e oxigenador diante de uma conjuntura crescente de desmonte de direitos. A construção coletiva fortalece nossa categoria nas trincheiras que ocupamos nos diversos espaços sócio-ocupacionais. (…) Seguimos firmes na defesa dos direitos sociais e humanos em uma perspectiva crítica com nítido compromisso com as lutas da classe trabalhadora.”Iago Henrique Fernandes

Representantes do Cress/PB no 47º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS. Da esquerda para a direita: Ademir Júnior (conselheiro Cress/PB), Luciana Batista (vice-presidente Cress/PB), Iago Henrique, Silvana Farias, Elisabete Vitorino e Jaciara Santos (conselheira Cress/PB)

Carta de Porto Alegre

Ao final de cada Encontro Nacional, a plenária final aprova um documento político, com a síntese das reflexões e posicionamento da categoria, elaborado por uma comissão escolhida para tal. Em 2018, a Carta de Porto Alegre ressaltou a defesa intransigente dos direitos humanos e a recusa do arbítrio e do autoritarismo, defesas vinculadas às ações de combate ao racismo.

Para ler a carta completa acesse: Carta de Porto Alegre (2018)

Deliberações do 47º Encontro Nacional

Foram aprovadas moções elaboradas pelos/as participantes nos eixos temáticos e  a sede do 48º Encontro Nacional CFESS-CRESS em 2019, que ocorrerá em Belém (PA). A presidente do CFESS, Josiane Soares, informou que o 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) será realizado em Brasília (DF), entre os dias 13 e 17 de novembro de 2019.

Além disso, a conselheira do CFESS Francieli Piva convidou a categoria a participar do Seminário Nacional – O trabalho do/a assistente social na assistência estudantil, que ocorrerá ainda em 2018, nos dias 22 e 23 de novembro em Cuiabá (MT) – Clique aqui para saber mais.

Moções aprovadas

QUADRO DE MOÇÕES APROVADAS NO 47º ENCONTRO NACIONAL

MOÇÃO DE REPÚDIO – PLS 394-2017

MOÇÃO DE REPÚDIO RACISMO INSTITUCIONAL 

MOÇÃO DE APOIO UFRJ

MOÇÃO DE APOIO UFTM 

MOÇÃO DE REPÚDIO VOLUNTARIADO 

MOÇÃO DE APOIO EM DEFESA DA PS E SS do INSS 

MOÇÃO DE REPÚDIO- LEI 13431-2017

MOÇÃO DE APOIO – POVOS TRADICIONAIS E AS FELIPE

MOÇÃO DE REPÚDIO BPC

MOÇÃO DE REPÚDIO criminalização 

MOÇÃO DE REPÚDIO desmonte das políticas sociais

MOÇÃO DE REPÚDIO FECHAMENTO CRAS

MOÇÃO DE REPÚDIO GECRIA 

MOÇÃO DE REPÚDIO – LEI 13714

MOÇÃO DE REPÚDIO MUNICIPIO DE PIRABAS

MOÇÃO DE REPÚDIO OCUPAÇÃO MIRABAL 

Participantes durante o último dia do evento (foto: Rafael Werkema/CFESS)