campanha

Neste ano de 2016, a profissão do Serviço Social completa 80 anos de existência. Oito décadas que compõem uma trajetória de formação, exercício profissional e luta por direitos que expressam o tempo histórico vivido e, com ele, diferentes expressões do projeto profissional. Durante essa trajetória construiu e reconstruiu seus referenciais teórico-metodológicos e ético-políticos, fundamentais para colocar a profissão numa direção que buscou romper com o conservadorismo e estabelecer um novo projeto profissional, sintonizado em seus princípios e diretrizes às lutas da classe trabalhadora no país.

Nas últimas décadas os profissionais do Serviço Social têm dado particular contribuição no âmbito da efetivação dos direitos sociais, expressa, dentre outras, nas lutas em defesa da Saúde, da Previdência, da Assistência Social e da Educação. Do direito à cidadania, à moradia, ao transporte público de qualidade, à cultura e ao lazer. Dos Direitos humanos, da criança e do adolescente, do idoso, da pessoa com deficiência.

A profissão, então, chega aos seus 80 anos expressando maturidade intelectual, política e organizativa, evidenciados sobretudo no compromisso com a qualidade da formação e do exercício profissional, na organização da categoria, mediada pelas suas entidades representativas (CFESS; CRESS; ABEPSS e ENESSO) e na articulação com as lutas da classe trabalhadora em favor de uma sociedade sem exploração, livre e emancipada.

O Cress Paraíba tem uma atuação permanente na defesa dos direitos e valorização da profissão, ao longo dos seus 34 anos de existência no estado. Este é um ano marcante na história da instituição, que comemora os 80 anos de Serviço Social brasileiro com a Campanha de Valorização da Profissão do/a Assistente Social. Como parte da campanha, apresentamos esta edição especial e convidamos todos a participar das atividades alusivas à campanha, contribuindo com os debates da atual conjuntura e na luta pela democracia e pela defesa dos direitos do exercício profissional.

 

 

Mariana Costa – JP/PB 3569

Assessoria de Comunicação 

 Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba – CRESS/PB

E-mail: assessoriacresspb@gmail.com