O CRESS/PB apoia a campanha “O SUAS precisa de vacina: se somos serviço essencial, também somos prioridade”, idealizado pelo Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba (Coegemas/PB).

O Conselho, por meio da gestão “Tempos de resistir, tempos de não se calar” (2020-2023), veio a público se colocar em defesa de um plano de vacinação público no âmbito municipal, estadual e federal que atenda toda população brasileira e que contemple no rol de prioridade às/aos trabalhadoras/es do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, considerando o fato do atendimento direto desses/as profissionais às populações mais atingidas pela pandemia.

Por isso, convidamos toda a categoria para assinar o abaixo-assinado e fortalecer o movimento em prol do direito da vacinação de todos(as) os(as) profissionais do SUAS. Clique aqui e assine agora!

Confira as ações do CRESS/PB na luta pelo direito de vacinação

No dia 20 de janeiro de 2021, CRESS/PB enviou ofício ao Governo do Estado da Paraíba, Secretaria de Desenvolvimento Humano, Secretaria Estadual de Saúde, Conselho Estadual de Assistência Social, solicitando a inclusão dos profissionais da política de assistência no plano estadual de imunização contra a Covid-19. Em resposta à essa solicitação, no dia 29/01/021, a Secretaria de Estado de Saúde encaminhou um Parecer Técnico (confira aqui) informando que que assistentes sociais da Política de Assistência não se encaixam nos pré-requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde para integrar o quadro de grupos prioritários.

Posteriormente, no dia 22/02/2021, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano envia ofício ao CRESS/PB (confira aqui), também em resposta à solicitação, informando que foi encaminhado o Ofício Nº 163/2021 ao Governador da Paraíba, com recomendações sobre “a necessidade de inclusão de trabalhadores(as) da política de Assistência Social no Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 da Paraíba”.

No dia 23/03/021, o Governo do Estado da Paraíba, por meio do Ofício nº 0406/2021, informou a impossibilidade da inserção de profissionais do âmbito do Sistema Único de Assistência Social no Plano Estadual de Vacinação contra a COVID-19. Segundo o documento, foi considerado o Parecer Técnico da Secretaria de Estado da Saúde, que não considerou a categoria como prioritária no Calendário de Vacinação.

Continuamos no aguardo de uma resposta às demandas da categoria e comunicamos a todos(as) que o CRESS/PB continua na luta pela defesa intransigente de direitos da categoria e pela vida de toda a população.

Fale com a COFi

Para entrar em contato com a Comissão de Orientação e Fiscalização para dúvidas, informações e orientações, envie e-mail para fiscalizacao13pb@gmail.com.

assessoriacresspb@gmail.com