As mulheres paraibanas organizadas e o Movimento Feminista Organizado da Paraíba realizarão, em parceria com o Cress Paraíba, nesta quarta-feira (1º de junho), no Busto de Tamandaré, na orla de João Pessoa, a partir das 18h, o “Ato por todas Elas”, um manifesto cujo objetivo central é protestar contra a “cultura do estupro”, que está instalada em nossa sociedade atual.

Na local, haverá microfone aberto para as mulheres, panfletagem, performances dramatizando o tema, arte visual sobre o tema, exibição de cartazes e faixas de protesto. Também será feita a formulação de um documento que será entregue às autoridades competentes, com propostas para políticas públicas para as mulheres e também sobre segurança pública.

IMG_20160531_091755

Este ato acontece devido aos constantes casos de estupros e abusos sexuais cometidos em nossa sociedade, como no último dia 21 de maio, no Rio de Janeiro, em que cerca de 30 homens foram acusados de abusar de uma adolescente de 16 anos.

Na Paraíba, os indicadores de violência contra a vida das mulheres são estarrecedores, a exemplo do caso do estupro coletivo da cidade de Queimadas (interior da Paraíba), o caso das mulheres sequestradas no bairro dos Bancários, em João Pessoa, que foram levadas e estupradas em uma estrada vicinal, às margens da BR-101, no município de Goiânia-PE.

Convidamos a imprensa e todas as mulheres a participar do evento, trazendo sua indignação e seu repúdio, pois a violência contra as mulheres não pode ser naturalizada e nem tolerada. Com o objetivo de alertar a sociedade como um todo para esta problemática da “cultura do machismo”, opressão e abusos, em que a mulher é tratada como objeto de domínio e desprezo, e também mostrar aos poderes públicos que providências precisam ser tomadas urgentemente, desde campanhas de conscientização na mídias, passando por um aumento na segurança pública e políticas de proteção à mulher e punições mais severas a agressores e criminosos sexuais.

Esse Ato foi iniciado em João Pessoa pela atriz Luiza Oliveira que, por meio das redes sociais, convocou mulheres para se unirem pela causa formando, assim, comissões de organização. A coordenação do ATO POR TODAS ELAS, é da sociedade civil organizada, com esse grupo de mulheres articuladas que se uniram para formar o protesto, que ocorre também em diversas outras cidades do Brasil.

SERVIÇO:

Ato Por Todas Elas – Pelo Fim da Cultura do Estupro

Local: Busto de Tamandaré, Tambaú -João Pessoa

Data: 01/06/2016 (quarta-feira)

Hora: 18h

 

Mariana Costa – JP/PB 3569

Assessoria de Comunicação 

 Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba – CRESS/PB

E-mail: assessoriacresspb@gmail.com