O Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, por meio de ofício, veio informar que, apesar de todos os investimentos e articulações para sanção do PL, a Presidência da República vetou o Projeto de Lei 3688/2000, que visa a inserir o Serviço Social e a Psicologia na rede básica de Educação.

A atuação dos profissionais das duas profissões (Serviço Social e psicologia) na rede básica de ensino, contribui sobremaneira para o fortalecimento do ensino público, na perspectiva de viabilizar direitos e combater as adversidades sociais que se expressam nas escolas, e, como integrantes de equipes multiprofissionais juntamente com professores e outros, viabilizará sem dúvida, um atendimento integral aos diversos sujeitos partícipes do processo ensino-aprendizagem em toda sua complexidade.

A mobilização em torno desse projeto tem sido efetivada por meio de parceria do Conselho Federal de Serviço Social-Cfess e do Conselho federal de Psicologia – CFP, assim em reunião realizada no dia 10/10, foi reorganizada a agenda de mobilização com uma série de ações para derrubada do veto.

Foram publicadas notas de repúdio ao veto no site do CFESS e CFP em 10/10, envio de ofícios e comunicados aos Regionais pedindo mobilização junto aos parlamentares dos estados; divulgação diária de “pílulas” Cards sobre a importância do PL; manifesto conjunto CFESS-CFP. Definição dos dias dos dias 22 e 23 de outubro para audiências, no Congresso Nacional com lideranças dos partidos, senadores e deputados federais; audiência com deputada Jandira Feghali; envio de mensagem pela categoria aos parlamentares solicitando derrubada do veto.

Mobilização da categoria

Reafirmamos a importância da categoria compartilhar as notícias e fazer pressão junto aos parlamentares senadores e deputados federais para a derrubada do veto. Destaca-se que o PL foi aprovado em 12/09/10, em sessão conjunta por ampla maioria do congresso (Senado e Câmara), daí a importância dessa articulação para garantia da derrubada do veto. Clique aqui e acesso a lista de endereços dos parlamentares para solicitação dos apoios.

assessoriacresspb@gmail.com

Fonte: Conselho Federal de Serviço Social