cfess_dia_do_assistente_social_2016-facebook-capa-final

A campanha, organizada pelo Conjunto CFESS-CRESS, valoriza a construção histórica desta profissão que se “inscreveu” na sociedade brasileira. Afinal, o trabalho de assistentes sociais vem sendo cada vez mais requisitado, seja no atendimento à população ou na formulação e execução de políticas públicas que possibilitam o acesso aos direitos, como saúde, educação, lazer, moradia etc.

“Nossa ideia é que, durante todo o ano de 2016, façamos alusão aos 80 anos do Serviço Social, contando a história desta profissão para a sociedade, reafirmando sua importância no cotidiano da classe trabalhadora, usuária da profissão, e também na luta, com outros sujeitos políticos, por outra sociabilidade”, explica o presidente do CFESS, Maurílio Matos.

Por isso, o cartaz do Dia do/a Assistente Social de 2016 traz duas imagens emblemáticas para a profissão: a primeira retrata as pioneiras do Serviço Social, na década de 1930, e a segunda mostra a manifestação de assistentes sociais em Brasília (DF).

“Em 1936 surgia a primeira Escola de Serviço Social no Brasil, uma iniciativa vinculada à Igreja Católica cuja intenção era ‘reduzir’ as expressões da questão social e disciplinar a força de trabalho”, conta Maurílio. De lá para cá, a profissão passou por diversas transformações.

“A fotografia da manifestação que ocorreu durante o Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), em 2010, mostra o quanto o Serviço Social se tornou combativo, uma profissão que pode contribuir para a transformação da sociedade”, completa o presidente do CFESS.

“Falar dos 80 anos do Serviço Social brasileiro significa destacar momentos e fatos dessa história, sem perder a dimensão processual e contraditória na construção da profissão na sociedade. Uma trajetória marcada por lutas sociais e profissionais enraizadas no solo do desenvolvimento histórico do nosso país”, ressalta a coordenadora da Comissão de Comunicação do CFESS, Daniela Neves.

O cartaz “80 anos do Serviço Social: uma profissão inscrita no Brasil” está disponível em vários formatos e podem ser acessados aqui.

Fonte: Conselho Regional de Serviço Social (CFESS).

Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba – CRESS/PB

E-mail: assessoriacresspb@gmail.com