Na última terça-feira (07/03), a chapa única “Avançar Sem Temer”, que concorre às eleições do Cress Paraíba no triênio 2017-2020, apresentou suas propostas ao público, no auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. Estavam presentes profissionais, membros da chapa e da Comissão Regional Eleitoral.

A atual presidente, Mauricélia Cordeira, abriu o evento, destacando a importância das eleições como um processo democrático e de fortalecimento da categoria. “Esta é uma oportunidade da categoria conhecer as propostas, principalmente nesta conjuntura atual do país, pois está sendo um momento difícil para mobilizar a categoria. Esse é o momento da chapa reafirmar seu compromisso com a categoria dos profissionais da Paraíba”, ressaltou.

IMG_0145
Mauricélia Cordeira e Flávio Nery, atuais presidenta e vice-presidente (respectivamente), fazendo a abertura do evento.

As representantes da Chapa 1 foram Kassandra Menezes, assistente social do INSS, Luciana Cantalice, assistente social e docente de Serviço Social na UFPB, e Beth Alcoforado, assistente social, da maternidade Cândida Vargas e professora de Serviço Social da UPE. Luciana (concorrente à vice-presidência), falou do momento difícil que a categoria enfrenta na atual conjuntura política do país, com projetos que atacam diretamente o exercício profissional dos assistentes sociais, ameaçando a direção ético-política na materialidade das atribuições e competências do/a profissional e a efetivação dos direitos sociais junto aos usuários. Essas dificuldades refletem diretamente na gestão do Cress, pois, segundo ela, “esta é uma disputa com o projeto conservador e político atual, já que o Cress tem sido desafiado, ao lidar com a flexibilização do serviço profissional”. Luciana também destacou o apoio da chapa única “É de Batalhas que se Vive a Vida!”, que concorre às eleições do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), na defesa da profissão.

“O cenário é desafiador e de perspectiva regressiva, e isso nos move a garantir um projeto e uma gestão que faça enfrentamento a essas questões colocadas dentro e fora da profissão. É preciso reagir e reafirmar a direção crítica dessa profissão, colocando-se contra a transgressão de direitos e valores.” – Luciana Cantalice

Beth Alcoforado também falou sobre as dificuldades que a categoria tem enfrentado. A ausência de participação dos profissionais em manifestações e reuniões, os baixos salários, a precarização do trabalho e da formação profissional dos/as assistentes sociais foram alguns exemplos. Beth também listou três dos principais desafios que devem ser enfrentados pela gestão futura, caso seja eleita, e são eles: a necessidade de fortalecer as estratégias utilizadas para a mobilização dos profissionais; o alto índice de inadimplência na Paraíba; e a necessidade de fortalecer a resistência, junto aos demais segmentos da classe trabalhadora, frente ao processo de desmonte social em curso no cenário brasileiro.

“O assistente social precisa acordar para as lutas cotidianas. A conjuntura é perversa e os assistentes sociais estão enfraquecidos, porque sempre estivemos nesse cenário e precisamos, mais do que nunca, lutar”. – Beth Alcoforado

Kassandra Menezes (concorrente à presidência), ressaltou as principais propostas da Chapa “Avançar Sem Temer”, que tem como prioridade a interiorização e a ampliação das ações políticas do Cress/PB. Para Kassandra, é necessário uma aproximação da categoria para fortalecer o Conselho e as entidades sociais. “As principais propostas que vamos dar prioridade é a interiorização das políticas do Cress, pois a gente entende que as ações não devem ficar concentradas apenas na sede e na seccional; devemos tentar ampliar o alcance dessas ações”, disse. Sobre os maiores desafios da gestão, Kassandra destacou, ainda, o fortalecimento das ações do Conselho e a participação da categoria em mobilizações na defesa da classe trabalhadora, e afirmou que existe “uma ameaça de perda de direitos, e isso exige do assistente social uma participação muito comprometida”.

IMG_0148
Beth Alcoforado, Kassandra Menezes, Luciana Cantalice e Flávio Nery.

A profissional falou também sobre as melhorias no corpo funcional do Cress/PB, para atender as reivindicações dos profissionais, no que diz respeito a um atendimento de qualidade. Para ela, as dificuldades financeiras ainda impedem uma ampliação de serviços, mas a melhoria estrutural do Conselho – como o concurso público, a aquisição de uma nova sede e de equipamentos – já possibilitou avanços na formação do corpo funcional e no atendimento à categoria. Por fim, Kassandra também falou sobre a importância da participação da categoria nas eleições do conjunto Cfess-Cress, para o fortalecimento das entidades.

“Mais do que nunca, é necessário o fortalecimento das nossas entidades, e nós nos fortalecemos com a participação. Historicamente, as conquistas na profissão aconteceram em decorrência das lutas das entidades e da categoria.” – Kassandra Menezes

IMG_0154

IMG_0155

A carta-proposta completa, você pode acessar aqui: Carta-proposta Chapa “Avançar Sem Temer”. As eleições do conjunto Cfess-Cress para o triênio 2017-2020 acontecem nos próximos dias 15, 16 e 17 de março. Os votantes presenciais devem vir até a sede do Cress/PB, na rua João Amorim, 243 – Centro (João Pessoa), das 10h às 18h. Os votantes por correspondência, devem enviar suas cédulas de votação até o dia 17 de março. Saiba como votar aqui.

Para saber mais sobre as eleições, você pode acessar a aba Eleições no site do Cress, enviar e-mail para cresspb@gmail.com ou ligar para 3221-7783. O atendimento é de 12h às 18h, de terça a sexta.

IMG_0179
Membros da Chapa “Avançar Sem Temer” e apoiadores.

Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba – CRESS/PB

E-mail: assessoriacresspb@gmail.com