Ela chegou! Na semana em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12), o Conjunto CFESS-CRESS lança a Agenda Assistente Social 2022, que vem para inflamar nossa “práxis da resistência”!
Atenção Informações para aquisição
Agenda Assistente Social 2022
Valor de repasse (custo): R$ 11,00
Disponível: a partir de 15/12/2022
Como adquirir: veja informações abaixo.
Formato: 12 x 16 cm, colorida, com capa dura, elástico e fita marcadora
Como adquirir sua agenda 2022 com o CRESS Paraíba
Você pode adquirir a agenda junto ao CRESS/PB de forma fácil. Cada profissional pode adquirir o máximo de 10 agendas por CPF, e o pagamento é feito exclusivamente via PIX ou transferência bancária, não sendo possível parcelar. Para fazer a retirada das agendas, é necessário enviar comprovante de pagamento e de vacinação para o e-mail agendascresspb@gmail.com e fazer o agendamento do dia e horário pelo mesmo endereço (veja abaixo programação).
Importante: não fazemos reembolso do valor pago pela agenda. A retirada é de total responsabilidade do(a) profissional.
Informacões gerais:
- Valor da unidade: R$ 11
- Limite de compra de 10 agendas por CPF de profissional
- Pagamento: PIX ou transferência
- Não é possível parcelar
- Não aceitamos compra com dinheiro ou cartão
- Após a efetuação do pagamento, enviar comprovante de pagamento e de vacinação por e-mail antes da retirada
- A retirada deverá ser agendada no ato do envio dos comprovantes por e-mail
Dados de pagamento:
PIX (CNPJ): 09.385.246/0001-01
Transferência (CAIXA): Ag. 1909 / C.c 1526-0 / Op 003 – PJ
Informações de retirada:
João Pessoa: vendas encerradas
Campina Grande: segundas e quartas – 10h às 16h | Rua Siqueira Campos, 655 – Emp. São Camilo, sala 401, Prata
Guarabira: agendar retirada com Ademir Junior – Contato: (83) 99956-9111
Serra Branca: agendar retirada com Sérgio – Contato: (83) 99915-5168
Patos: agendar retirada com Lidiane – Contato: (83) 99938-2864
Itaporanga: agendar retirada com Alison – Contato: (83) 99655-1652
Cajazeiras: agendar retirada com Naedja – Contato: (83) 99615-3425
Dúvidas:
Entre em contato pelo e-mail agendascresspb@gmail.com!
Uma chama de esperança, combustível para resistência
A pandemia da Covid-19 no Brasil dizimou até esse momento mais de 600 mil vidas. Centenas delas de assistentes sociais e estudantes de Serviço Social. Gente que resistiu não só à doença, mas ao descaso de governantes. Pessoas que foram vítimas de uma tragédia de âmbito econômico, social, sanitário e político. Vítimas de uma política que, durante toda a pandemia, privilegiou a desinformação, a negação da ciência, o extermínio, o corte de direitos… Uma política genocida. De um governo de morte.
Entretanto, em meio a essa tragédia, a classe trabalhadora seguiu resistindo, inclusive assistentes sociais que, ao lado de outros sujeitos coletivos, forjaram esperança e protagonizaram lutas diárias: de atos virtuais e panelaços estrondosos à ocupação das ruas a favor da vida, do emprego, das políticas sociais… Contra a fome, a miséria, o desemprego…
Este é o tom da Agenda Assistente Social de 2022: para seguir inflamando a “práxis da resistência”, como diria Marilda Iamamoto!
O conteúdo editorial da Agenda Assistente Social 2022, produzido pelas professoras Sônia Lúcio Lima, Eblin Farage e Marina Barbosa, conduz a reflexões sobre importantes temáticas: a urgência das lutas sociais, em uma perspectiva ética frente à barbárie e todas as facetas da crise capitalista, como a fome, o pauperismo e o desemprego; os impactos da reforma administrativa (PEC 32/2020) para o serviço público e como isso afeta o nosso trabalho; e o Serviço Social e sua relação com os movimentos sociais.
A publicação reforça também a importância da formação em Serviço Social com qualidade e a defesa da ciência; alerta para a ascensão da extrema-direita no país e dentro da profissão, e por que é um compromisso ético-político se opor à essa perspectiva conservadora; reforça a necessidade de se aprofundar cada vez mais o debate étnico-racial, gênero e a relação com a questão social, à luz da teoria marxista, para contribuir na ação profissional de denúncia de violação de direitos da população. Sem contar o chamado para a retomada da ação pedagógica do serviço social, fundada na educação popular.
Tudo isso acompanhado por projeto gráfico flamejante: tons avermelhados, alaranjados e amarelados se espalham em labaredas pela Agenda, em meio a ilustrações duras e cruas, que ora denunciam o resultado da política de morte do governo, ora ressaltam a capacidade de assistentes sociais se organizarem coletivamente e resistir.
Para a coordenadora da Comissão de Comunicação do CFESS, Emilly Marques, “é desafiante (e necessário) trazer a história das lutas sociais e as condições concretas de vida da população para o centro do debate, no sentido de reafirmar o compromisso e a direção das demandas da nossa classe e das lutas antirracistas, feministas e tantas outras que nos incitam a transformar nossa indignação em organização”, explica.
Outro destaque é que a agenda dá também uma “dica” do que será a campanha de gestão do Conjunto CFESS-CRESS “Nós Mulheres Assistentes Sociais de Luta”, já que no seu projeto gráfico elegeu mulheres negras e pessoas com deficiência como protagonistas das artes que traz. “Não custa lembrar que somos uma categoria majoritariamente composta por mulheres em suas múltiplas existências e opressões. Muitos são os enfrentamentos necessários para forjar nossa práxis da resistência, seja em nossos espaços de trabalho, em nossas famílias, nos movimentos sociais ou outros âmbitos. Somos assistentes sociais e nossa ética nos conduz cotidianamente”, reforça Emilly.
A Agenda, além de instrumento para marcar compromissos diários e mensais, com calendários, espaços para anotações e datas importantes, segue sendo referência para pesquisa cotidiana, repleta de conteúdo que dialoga com o trabalho da categoria, por meio de textos, entrevistas, pílulas e conteúdo poético. Ou seja, a Agenda Assistente Social 2022 é também um material para qualificação profissional e de divulgação da profissão, com textos que contribuem para reflexões e discussões para o dia-a-dia!

Conteúdo digital veio para ficar!
Pelo segundo ano consecutivo, o CFESS investiu também no conteúdo digital da Agenda 2022.
Clique para acessar o conteúdo digital da Agenda 2022
Na página especial, o/a assistente social tem acesso ao Planner (planejador) mensal, que pode ser usado no computador ou impresso, que traz extratos visuais e textuais da Agenda, como uma forma de socializar e ampliar o alcance do seu conteúdo.
É uma publicação prática para a categoria agendar seus compromissos mensais, ter em mãos o calendário de lutas do Serviço Social e muito mais!
A categoria pode baixar também os fundos de tela (de janeiro a dezembro), que servem para “ilustrar e colorir” a tela computador, além de marcar as datas de lutas do Serviço Social.
Sem contar o conteúdo “extra” da Agenda, que vai de sugestões e links de filmes/documentários a uma entrevista especial sobre a questão racial.
Mariana Costa – JP/PB 3569
Assessoria de Comunicação
assessoriacresspb@gmail.com
Conselho Federal de Serviço Social – CFESS
Gestão Melhor ir à Luta com Raça e Classe em defesa do Serviço Social (2020-2023) | Comissão de Comunicação
Rafael Werkema – JP-MG 11732Assessoria de Comunicaçãocomunicacao@cfess.org.br