No dia 13 de março, o Código de Ética do/a Assistente Social completou 26 anos de existência, marcando mais uma conquista para todas/os as/os profissionais de Serviço Social do país. O Código de Ética baliza as ações da categoria profissional e das entidades representativas do Serviço Social e é também instrumento de luta contra ondas conservadoras e reacionárias que, acompanhadas de um apelo tecnicista, questionam o Projeto ético-político profissional que tem como horizonte uma sociedade emancipada, livre de qualquer exploração.

Em tempos tão desafiadores, faz-se necessária um fortalecimento cada vez maior da profissão, primando pelo exercício legal e ético, a favor da população e da classe trabalhadora. Em 2019, a data chega às vésperas de completar um ano do caso do assassinato da parlamentar Marielle Franco (PSOL), Contrarreforma da Previdência, retrocessos em concursos públicos e muitas outras medidas que são verdadeiros retrocessos para a classe trabalhadora de uma maneira geral.

Exaltar o aniversário do Código de Ética do/a Assistente Social é destacar a importância de manter uma categoria forte, unida e sempre articulada para garantir os direitos de todas/os as/os cidadãs/os.

Curiosidades 

A ilustração de capa do Código de Ética do/a Assistente Social é inspirada na obra “Fundos Murrado”, do artista plástico Arthur Bispo do Rosário, usuário da saúde mental que faleceu em 1989. “É a homenagem do CFESS a cada usuário das políticas e serviços sociais, em nome do respeito, qualidade e responsabilidade nos termos dos princípios firmados por este Código que nossa ética profissional pretende assegurar. A imagem de Bispo procura ainda reconhecer e enaltecer os esforções dos vários segmentos sociais, políticos e profissionais que se mobilizam pelo compromisso ético com a liberdade, equidade e democracia”, diz trecho da apresentação à edição de 1996 do Código de Ética.

A agenda Assistente Social deste ano foi especial sobre o Código, trazendo reflexões para o cotidiano profissional sobre cada princípio ético.

Confira outras imagens comemorativa dos 25 anos do Código de Ética, que foram transformadas em um GIF divulgado nas redes sociais.

Fonte: CFESS

 

Leia o Código de Ética do/a Assistente Social

 

Mariana Costa – JP/PB 3569

Assessoria de Comunicação

assessoriacresspb@gmail.com