2019 foi um ano de muito trabalho e diálogo constante com a categoria de assistentes sociais da Paraíba. A Comissão de Fiscalização e Orientação do CRESS/PB realizou, em relação ao ano anterior, uma ampliação nas ações e na abrangência de municípios fiscalizados, cumprindo o objetivo da atual gestão que é o de interiorizar, cada vez mais, as ações do conselho.

Ao todo, foram feitas fiscalizações em mais de 110 instituições, em 16 municípios; orientação a mais de 250 profissionais; uma média de quatro reuniões mensais para entrega dos Documentos de Identidade Profissional (DIPs); e o acompanhamento de 14 editais públicos de concurso e seleções. “O ano de 2019, apesar das diversas demandas que existem no CRESS, diariamente, e pelo papel central que a COFI desempenha, tivemos bons resultados com a ampliação da fiscalização, principalmente no interior do estado”, é o que afirma Ademir Júnior, coordenador da comissão.

Fiscalização de instituições em todo o estado

A gestão deu continuidade ao trabalho do ano anterior, priorizando a garantia de atividades de fiscalização no interior da Paraíba. Entre as ações realizadas, destacam-se as de rotina, de identificação, de prevenção, de orientação e/ou de constatação de práticas de exercício ilegal ou com indícios de violação da legislação da profissão do/a  assistente social, conforme a Política Nacional de Fiscalização.

A COFI também é responsável pelas demandas de fiscalização junto ao Ministério Público da Paraíba (MPPB), participando das ações de fiscalização em conjunto com o MPPB e outros conselhos. Em 2019, foram realizadas atividades de fiscalização as ILPS (Instituições de Longa Permanência para Idosos), instituições ligadas a saúde mental (hospitais, institutos e comunidades terapêuticas), além das solicitações de fiscalização de quatro hospitais, totalizando 20 instituições.

Fiscalização em ILPs de Cabedelo e Santa Rita (15 e 16/18/19).

Em comparação ao ano de 2018, a comissão quase dobrou a quantidade de municípios fiscalizados, bem como no número de instituições e profissionais alcançados pelas ações da COFI (fiscalização e orientação, oficina sobre Sigilo Profissional, entrega de DIPs etc.).

Orientação e treinamento de profissionais

Mais de 250 profissionais passaram por orientação presencial, nas reuniões de entrega do DIP. Nessas reuniões os/as profissionais recebem as principais orientações em relação as atribuições do conselho, sobre as legislações e normativas do conjunto CFESS/CRESS.

A COFI também é responsável pelas orientações e resposta às demandas dos/as profissionais. Esse atendimento pode acontecer por telefone, por e-mail ou presencialmente.

Reunião com coordenadores de estágio de João Pessoa, para debater a Política de Estágio Supervisionado, entre outros assuntos importantes para a categoria (11/12/2019).

Ao longo do ano, foram realizados treinamentos com coordenadores de estágio sobre sistema de credenciamento de campos de estágio, em instituições nas cidades de Campina Grande, João Pessoa, Cajazeiras e Assunção. Essas atividades são importantes para que haja sempre a atualização dos conhecimentos e troca de experiências sobre a atuação das/os profissionais na orientação de estágio, na formação profissional dos/as estudantes de Serviço Social.

Acompanhamento de editais de concursos públicos

A COFI também realiza o acompanhamento de editais de concursos públicos, em que são averiguadas questões referentes as atribuições e competências, bem como a questão do cumprimento da carga horária de 30 horas semanais do/a assistente sociais. A comissão, no ato de notificar as bancas e órgãos públicos, também pauta a questão da isonomia salarial.

Em 2019 foram analisados e acompanhados os editais dos concursos: Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Instituto Federal da Paraíba (IFPB); Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); e dos municípios de Barra de Santana, Cajazeiras, Guarabira, Boa Ventura, Riacho dos Cavalos, Serraria, Cacimba de Dentro e Gurinhém.

Saiba mais aqui.

Metas para 2020

A prioridade para 2020 é atingir as regiões que não foram contempladas este ano. Será aberto o edital de concurso público para a contratação de mais um(a) agente fiscal, o que contribuirá para ampliar a fiscalização em regiões mais distantes.

Para o coordenador Ademir Júnior, o desafio para 2020 é ampliar, ainda mais, as ações de fiscalização. Segundo ele, a COFI pretende dobrar o número de fiscalizações e da presença nas ações de interiorização, principalmente em regiões em que o CRESS ainda não foi. “Temos um grande desafio, que é atingir mais de 200 municípios”, finaliza Ademir.

Confira imagens de algumas atividades realizadas pela COFI em 2019:

Oficina de Sigilo Profissional, realizada em Cajazeiras (07/08/2019).
Oficina de Sigilo Social, realizada em Guarabira (22/05/2019).
Fiscalização no Hospital Geral de Mamanguape (17/12/2019).
Reunião da COFI com instituições de ensino superior da grande João Pessoa (21/03/19).
Agente Fiscal do CRESS/PB participa de reunião de Comitê de Monitoramento e Fiscalização das Ilpis (jan/2019).

assessoriacresspb@gmail.com