Posição do Conjunto CFESS/CRESS sobre a Regulamentação da comunidades terapêuticas, no âmbito do CONAD, um debate de grande importância para todos/as os/as Assistentes Sociais do Brasil acompanharem bem de perto.

Segue ofício e os anexos enviados pelo CFESS para os Conselhos Regionais de Servi;co Social:

OFÍCIO CIRCULAR CFESS Nº 160/2014

Brasília, 10 de novembro de 2014.

Aos/As

Conselhos Regionais de Serviço Social

Seccionais de base estadual

Assunto: Regulamentação das comunidades terapêuticas, no âmbito do CONAD.

Prezado(a) presidente e coordenador(a),

1.                     Prezados (as) Conselheiros (as), vimos informar que o Conselho Federal de Serviço Social, vem acompanhando o debate sobre a regulamentação das comunidades terapêuticas, no âmbito do Conselho Nacional de Drogas (CONAD).

2.                     O documento tem como objetivo, regulamentar as comunidades terapêuticas, como mecanismo de acolhimento das pessoas usuárias de álcool e outras drogas, com amplo financiamento do Fundo Nacional de Combate às Drogas e do Programa “Crack é possível vencer”.

3.                     Historicamente o acúmulo do Conjunto CFESS/CRESS, tem se direcionado no sentido da necessidade de manutenção da defesa do acompanhamento e do tratamento desta população no âmbito do sistema único de saúde (SUS) por meio dos serviços regulamentados e reconhecidos pela política de saúde mental.

4.                     É importante ressaltar que o CONAD tem financiado atualmente 327 comunidades terapêuticas, totalizando 7.379 vagas, na maioria vagas destinas ao sexo masculino, com um financiamento total de mais de 92 milhões de reais.

5.                     O Conselho Federal de Serviço Social a partir da Comissão de Seguridade Social, analisou a minuta de regulamentação das comunidades terapêuticas proposta pelo CONAD em agosto de 2014 e elaborou algumas considerações sobre a mesma. Essas considerações foram encaminhadas ao CONAD e seguem em anexo para conhecimento dos regionais.

6.                     Compreendemos que é fundamental que os CRESS também realizem este debate tendo em vista que a minuta será submetida a consulta pública à partir de 7 de novembro até o dia 07 de dezembro. Informamos ainda que há previsão de realização de audiência pública pelo CONAD para debater a referida minuta no dia 03/12 e o CONAD discutirá a minuta tendo como referência as contribuições da audiência e consulta pública nos dias 09 e 10/12.

7.                     Entendemos que nossa participação é fundamental para que possamos expressar nossas posições e assim, conclamamos os conselhos regionais a participarem da consulta e da audiência publica. O texto da minuta será disponibilizado para consulta pública, pelo e-mail: conad@mj.gov.br, e na Internet pelos portais do Ministério da Justiça: www.justica.gov.br –  consultas públicas, e do OBID.

8.                     Encaminhamos em anexo, as considerações do CFESS sobre a minuta apresentada em agosto, a minuta alterada pelo GT do CONAD e documento de prestação de contas do CONAD sobre o financiamento das comunidades terapêuticas.

Atenciosamente,

—original assinado—

ALESSANDRA RIBEIRO

Coordenadora da Comissão de Seguridade