O Ato Por Todas Elas aconteceu no último dia 1º de junho, no Busto de Tamandaré (Tambaú), em João Pessoa. O Ato, que se manifestava contra a “cultura do estupro”, em prol do feminismo e outras causas sociais, reuniu centenas de pessoas, entre homens, mulheres e crianças, e representantes de grupos LGBT, de mulheres negras, de feministas, entre outros. A manifestação seguiu uma programação com performances artísticas – com música, artes cênicas, música e poesia – e discursos de representantes de diversas causas sociais.

“Esse movimento é um alerta às famílias e aos governantes, para que as políticas públicas de combate ao sexismo, à violência e ao estupro sejam disseminadas”

Socorro - site
Socorro Pimentel – representante das Mulheres Negras da paraíba

Representando as Mulheres Negras da Paraíba, Socorro Pimentel participou do Ato e reafirmou o objetivo de “trazer à tona esse caso nacional (referência à menor que teria sido estuprada por mais de 30 homens, no Rio de Janeiro), que também acontece diariamente com todas as mulheres em casa, na rua, e que é naturalizado”.  Socorro também apontou a importância da manifestação, que chama a sociedade para a luta e alerta as famílias e os governantes para criar melhores políticas públicas em defesa da mulher. “Esse movimento é um chamamento para a sociedade (…), para que as políticas públicas de combate ao sexismo, à violência e ao estupro sejam disseminadas em nosso país e em nossa cidade”.

“Aqui está bem claro: mexeu com uma, mexeu com todas!”

ângela - site
Ângela Chaves – Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais da Paraíba Maria Quitéria

Representando o Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais da Paraíba, Ângela Chaves falou sobre a participação do Grupo no movimento, afirmando que ele “se agrega a todos os movimentos que lutam por justiça e por igualdade de direitos e de gêneros”, destacando o momento político do Brasil, que é representado, em sua grande maioria, por homens, e da escolha de uma mulher “evangélica e fundamentalista” (sic) para a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres. “Nós somos contra a cultura do estupro e contra todo o tipo de política em que nós mulheres saímos discriminadas e violentadas Ângela também ressaltou a importância desse Ato em João Pessoa, que reuniu mulheres de todas as idades por uma única causa, dizendo: “Vejo a importância que traz a João Pessoa, à Paraíba e ao Brasil, pois todas as mulheres estão aqui por uma causa única: o direito de ser feliz. (…) E aqui está bem claro: mexeu com uma, mexeu com todas!”.

“Como representante do Governo, acho importante ouvir as reivindicações de todas as mulheres”

Gilberta - site
Gilberta Santos Soares – Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana

A Secretário de Estado da Mulher, Gilberta Soares, também esteve presente no movimento e avaliou a manifestação como bastante positiva, ao reunir tantas mulheres pela causa do feminismo e de combate à “cultura do estupro”. A Secretária destacou a importância de ouvir a população, para a construção de melhores políticas públicas para as mulheres no estado da Paraíba. “Como representante do Governo, acho importante ouvir as reivindicações de todas as mulheres, no sentido de criar novas políticas públicas para nosso estado”.

Cress/PB participa do Ato Por Todas Elas

mauri - site
Mauricélia Cordeira – Presidente do Cress/PB

A presidente do Cress/PB também participou da manifestação, lendo a Nota Contra a Cultura do Estupro e em Defesa das Mulheres, e posicionando o Cress/PB a favor do Ato por Todas Elas, no combate contra a cultura do estupro e em defesa dos direitos das mulheres.

O Ato Por Todas Elas, que teve início às 18h, contou com vários cartazes e intervenções em prol do feminismo, contra o atual governo interino e contra a violência contra a mulher. Com performances artísticas e discursos de mulheres representantes da comunidade LGBT, das mulheres negras, da Marcha das Vadias, das mulheres juristas e muitas outras, o evento levantou o importante debate sobre os direitos da mulher e a importância de se continuar na luta para construir políticas públicas e uma sociedade mais igualitária e justa.

Clique aqui e confira as fotos do evento.

 

 

Mariana Costa – JP/PB 3569

Assessoria de Comunicação 

 Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba – CRESS/PB

E-mail: assessoriacresspb@gmail.com