Comemorações do Dia do/a Assistente Social de 2013 têm como tema “Serviço Social na luta contra a exploração do trabalho”


Artepara as comemorações do Dia do/a Assistente Social 2013 (Fotos: Bruno Costa e Silva / Arte: Rafael Werkema)

Quando se fala em exploração do trabalho, é comum associar o termo à ausência de direitos trabalhistas e até mesmo ao trabalho escravo. Mas na lógica do capital, a exploração da classe trabalhadora se dá não só da forma escancarada como nos exemplos acima, mas também de forma perniciosa, por meio de discursos que alienam e desmobilizam trabalhadores e trabalhadoras em todo o Brasil.

Esta é a denúncia que o Conjunto CFESS-CRESS traz nas artes que ilustram as comemorações do Dia do/a Assistente Social 2013.

O tema “Serviço Social na luta contra a exploração do trabalho”, definido no 41º Encontro Nacional, em 2012, reafirma o compromisso do Conjunto e de assistentes sociais, enquanto trabalhadores e trabalhadoras, com as lutas históricas da classe trabalhadora e contra as ações que procuram inibir, obstaculizar e coibir suas formas de resistência e de organização coletiva.

Diariamente, assistentes sociais e outras trabalhadoras do Brasil se veem obrigadas a serem “polivalentes”, como as instituições empregadoras impõem, com jornadas triplas de trabalho, exercendo múltiplas funções, mas recebendo salários insuficientes para uma vida digna.

Assistentes sociais e outros trabalhadores brasileiros são chamados de “colaboradores”, mas ao final do mês percebem que não receberam nada em troca; que quem lucrou foram somente as pessoas que controlam as instituições empregadoras, ou em uma linguagem mais próxima da classe trabalhadora, o “patronato”.

Por isso, o tom da temática do 15 de maio ultrapassa a ideia de comemoração ou de visibilidade ao serviço social no período. Como nos anos anteriores, expressa o posicionamento político de uma categoria que há mais de 30 anos vem defendendo: “chega de exploração”.

“Urge lutarmos contra a exploração do trabalho e por melhores condições e relações de trabalho para a toda a classe trabalhadora e, principalmente, assistentes sociais, que vivenciam entraves e limites institucionais que expressam o modo de agir do Estado nas respostas às expressões da ‘questão social’, por meio de políticas sociais focalizadas e o modo como os indivíduos são tratados pelo sistema do capital, diante das respostas às suas necessidades e projetos de vida”, afirmou a coordenadora da Comissão de Comunicação e presidente do CFESS, Sâmya Ramos.

Os CRESS e Seccionais em todo o Brasil já estão organizando eventos para as comemorações no mês de maio. Informe-se junto ao seu Regional sobre a programação e participe!

Materiais disponíveis para download
Além das peças normalmente produzidas, como cartaz, marcador de página, adesivo (estas já disponíveis para download), enviadas para os CRESS e Seccionais fazerem a distribuição a partir da segunda quinzena de abril, estão sendo elaboradas peças de maior alcance de divulgação, como outdoor, busdoor (para ser veiculado em ônibus), além de um spot para rádio e um vídeo para veiculação em TV aberta e na internet.

O Conselho Federal está preparando também um CFESS Manifesta especial para a data.

Para saber mais
Você sabe como se dá a escolha do tema do Dia do/a Assistente Social? É o Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS que define, a partir das propostas tiradas nos Encontros Descentralizados de cada região. Vale lembrar que o Encontro Nacional é o maior espaço deliberativo da categoria, pois reúne direção e assistentes sociais de base, que participaram das assembleias regionais em todo o país.

Faça o download das peças disponíveis

Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter
No Facebook: http://www.facebook.com/CfessOficial
No Twitter: https://twitter.com/#!/CfessOficial
No Youtube: http://www.youtube.com/user/CFESSvideos
Conselho Federal de Serviço Social – CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Rafael Werkema – JP/MG 11732
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br