Antes de chegar 2013 tivemos um intenso e combativo 2012. A gestão “CRESS na Luta, Forte e Independente!” acaba de fazer um ano (17/12/11 à 17/12/12) e já mostrou à que veio. Sabemos que nossa profissão ainda tem um longo caminho a percorrer na busca por melhores condições de trabalho e salário, temos consciência que os conselhos de fiscalização da profissão precisam ser parte dessa história.

Em 2012 o Conselho Regional de Serviço Social 13ª Região – Paraíba (CRESS/PB) completou 30 anos de existência. As atividades comemorativas realizadas emocionaram muita gente em nosso estado; a atual gestão do nosso Conselho tem a certeza que não se constrói o futuro sem considerar o passado e fortalecer o presente. A abertura do ano comemorativo alusivo aos 30 anos foi realizada no dia 16 de março de 2012 com o lançamento da página do CRESS-PB na internet, atividade que contou com a presença da Presidente do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Samya Rodrigues, e transformou-se em marca nos documentos e órgãos de comunicação do Conselho (papel timbrado, www.cresspb.org.br, banner, boletim informativo).

Podemos mencionar ainda que em 2012 foram realizadas o triplo das fiscalizações ocorridas em 2011; as transferências pendentes foram definitivamente encaminhadas, algumas delas vindas de 2006; as inscrições e entrega das carteiras estão ocorrendo dentro dos prazos das Resoluções do CFESS; arquivistas foram contratados para estruturar os documentos do Conselho de acordo com as normas vigentes; foram realizadas licitações para serviços gráficos e assessorias contábil e jurídica, regularizando as pendências existentes; e enviadas as contas do CRESS/PB que estavam em atraso.

Sabemos que para além da esfera administrativa e das ações precípuas de um órgão de fiscalização da profissão, é fundamental avançar no campo da política; as/os assistentes sociais da Paraíba há tempo sentem falta de uma entidade que as/os represente, que lute/reivindique o respeito merecido. Além de indicar a participação e contribuir no fortalecimento dos sindicatos por ramo, o CRESS/PB vem contribuindo no debate sobre a construção do Sindicato das/os Trabalhadoras/es da Assistência Social; hoje somos parte do Fórum dos Servidores/as Públicos e participamos ativamente das lutas por Concurso Público e melhores condições de trabalho e salários.

Atuamos ainda no campo do respeito e da dignidade da categoria: aprovamos e publicamos nota pública em apoio as assistentes sociais do Hospital de Trauma que passavam por duros ataques; o mesmo foi necessário fazer ao aprovarmos e dar publicidade a Desagravo Público em apoio as assistentes sociais da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da UFPB; estamos atentos aos concursos com vagas para assistente social, solicitando retificação para aqueles que não respeitam as 30 horas ou as atribuições específicas dos/as assistentes sociais.

A realização de Sessão Especial comemorativa ao dia da/o assistente social teve importante impacto político junto a classe política da Paraíba, ação essa que tomou corpo e foi fortalecida com as ações alusivas ao dia 15 de maio, realizadas em: João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras.

No campo da comunicação o diálogo com a categoria tem ampliado a cada dia: a realização de assembleias regulares, publicação de boletins bimestrais, página na internet, regular funcionamento da sede e inserção do Conselho nas redes sociais tem favorecido em muito o fortalecimento da profissão na Paraíba.

Tivemos muitos e importantes avanços nesse primeiro ano de gestão, mas sabemos também que perto dos desafios que temos pela frente, principalmente no campo do debate político, ainda temos muito à fazer.

As lutas em defesa de uma sociedade justa e igualitária, ou mesmo as importantes bandeiras como o cumprimento da lei das 30 horas, condições éticas e técnicas para o trabalho da/o assistente social, concurso público e melhores salários, entre outras, só são possíveis de saírem vitoriosas se realizadas de forma unitária e participativa.

Façamos juntas/os um 2013 de muitas conquistas. Feliz 2013!

CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL 13ª REGIÃO- PARAÍBA