DSCF1978O CRESS/PB 13ª região, juntamente com as Instituições de Ensino Superior que possuem curso de Serviço Social na Paraíba, realizou nos dias 26 e 27 do mês de abril de 2013 o I Encontro Estadual de Estágio do Fórum Paraibano de Estágio Supervisionado em Serviço Social.

A abertura do encontro se deu através de palestra proferida pela Profª Drª Yolanda Guerra (UFRJ), momento em que foi prestigiado por discentes, docentes e profissionais de diversos espaços sócio-ocupacionais que lotaram o auditório da Reitoria da UFPB.

O segundo dia do evento foi dedicado para um momento crítico-reflexivo junto aos supervisores de campo e acadêmicos das diversas instituições de ensino do Estado da Paraíba, contando também com a presença de discentes. As atividades do dia 27 iniciaram pela manhã e estendeu-se até o final da tarde. Os/as presentes, a luz de arcabouços teóricos** fundamentados pela professora Yolanda Guerra (mediadora das discussões), abordaram aspectos referentes aos diversos campos de estágio ali representados.

O Encontro foi de grande magnitude por suscitar o debate acerca do estágio supervisionado em Serviço Social, aspecto da formação que – apesar de sua regulamentação na Política Nacional de Estágio da ABEPSS, na Resolução CFESS nº 533 (de 29/09/2008) e na lei Federal 11.788 de 2008 – ainda necessita de maior análise por ser um dos elementos indispensáveis para a formação profissional nos moldes das diretrizes curriculares de 1996 da ABEPSS para o curso de Serviço Social.

Em face da complexidade das questões referentes à supervisão de estágio, o momento não exauriu as discussões em torno do assunto. Ficou estabelecido que o Fórum de Estágio terá caráter permanente e os encontros devem ocorrer semestralmente. A próxima reunião do Fórum ficou agendada para o mês de agosto, a pauta sugerida foi debater o Plano de Estágio e a forma de encaminhar a relação de estagiários/as, e seus/suas respectivos/as supervisores/as, para o CRESS. Para seguir o debate, e preparar a reunião de agosto, ficou estabelecido que os/as supervisores/as acadêmicos/as irão socializar os documentos de estágio existentes nas suas respectivas unidades de ensino.

* Texto produzido por integrantes do Fórum.

** Infelizmente, por alguma falha técnica, o CRESS/PB não ficou com o texto da Professora Yolanda Guerra, contudo, já solicitamos e logo que a professora disponibilizar o texto publicaremos na página do Conselho.