O Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) 13ª Região-PB vem acompanhando e dando todo o seu apoio à luta dos profissionais de saúde do município de Campina Grande-PB. As diversas categorias profissionais da cidade vêm empreendendo, nos últimos anos, uma luta conjunta para que o gestor do Executivo Municipal implemente, de fato, a Lei Complementar 063/2011 que trata do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).
Na trajetória desta luta, desde 2011, os profissionais de saúde reivindicam a efetivação de todos os direitos conquistados no referido PCCR, inclusive exigem o respeito e o cumprimento da isonomia salarial que foi uma das conquistas importantes dos profissionais de nível superior da Estratégia Saúde da Família (assistentes sociais, médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas). Nesse sentido, esses profissionais já realizaram várias mobilizações: paralisações, greves, participações em sessões da câmara dos vereadores, caminhadas, panfletagem na Praça da Bandeira, bem como nos bairros da cidade. E, na última Conferência Municipal de Saúde, essa questão também foi pautada.

Recentemente, em março de 2016, o Executivo Municipal de Campina Grande, contrariando os interesses dos profissionais municipais de saúde e secundarizando a sua luta, acrescentou ao PCCR um novo grupo de vencimentos (Grupo VII), no qual incorpora apenas os profissionais médico do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) e do Programa Saúde da Família, resultando a quebra da isonomia que foi conquistada a duras penas em 2011.
O CRESS-PB, comprometido com a qualidade dos serviços prestados pela categoria dos Assistentes Sociais, expediu, no dia 15 de abril de 2016, uma moção de repúdio ao teor da Lei 003/2016, de autoria do Executivo Municipal de Campina Grande, e publicizou o referido documento junto aos vereadores, à Secretaria Municipal de Saúde, Sindicatos e Conselhos de Classe de outras categorias profissionais. Destarte, o CRESS-PB continuará com o apoio à luta dos trabalhadores da saúde de Campina Grande e reitera a sua posição contrária a qualquer decisão politica de gestores públicos que impliquem na negação dos direitos da classe trabalhadora.

Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba – CRESS/PB

E-mail: assessoriacresspb@gmail.com