O CRESS/PB – Gestão “Tempos de resistir tempos de não se calar”, por meio das comissões de Fiscalização, de Interiorização, de Seguridade Social e da subcomissão de Seguridade Social da Seccional de Campina Grande, promoveu o Ciclo de Debates “A Politica de assistência social e o trabalho dos/as assistentes sociais no SUAS”.

O evento ocorreu nos dias 01, 08, 22 e 29 de setembro, pela plataforma Google Meet, e abordou temas, como os desafios brasileiros para efetivação da Política de Assistência Social; os parâmetros de atuação do profissional de Serviço Social no SUAS; benefícios socioassistenciais; instrumentos e técnicas e a interdisciplinaridade.

A atividade contou com mais de 90 inscritos(as) e com palestrantes que atuam na Política de Assistência Social. O primeiro encontro foi aberto, no canal do CRESS no YouTube, com a palestra de abertura “A assistência social e os desafios contemporâneos para sua efetivação”, proferida por Abigail Torres e mediação de Ademir Junior, e você pode assistir na íntegra:

No dia 08/09, ocorreu o segundo dia do Ciclo de Debates, dessa vez exclusivo para profissionais inscrito(as), com o tema “O trabalho do(a) assistente social no CRAS e CREAS: parâmetros de atuação”, com a palestrante Kelly Melatti, trabalhadora do SUAS (SP) e Conselheira do CFESS, e a mediação de Vanessa Oliveira, do INSS e conselheira do CRESS/PB.

No dia 28/09, aconteceu o último dia do encontro, com o tema “A importância da interdisciplinaridade na Assistência Social”, com as palestrantes Nádia Cordeiro, psicóloga e psicoterapeuta, representante do CRP/PB na CONPAS, e Naylla Duarte de Queiroga, assistente social do SUAS de Triunfo-PB, especialista em Saúde Mental e Gestão do SUS. A mediação ficou por conta de Naedja Barroso, assistente social e Coordenadora da Comissão de Interiorização do CRESS-PB.

Essa atividade atendeu a uma reinvindicação da categoria, compondo o Plano de Ação da atual gestão, e teve um resultado bastante enriquecedor, gerando importantes debates entre as(os) profissionais participantes, fortalecendo ainda mais a luta da categoria, em especial dentro da Política de Assistência Social.

Mariana Costa – JP/PB 3569

Assessoria de Comunicação

assessoriacresspb@gmail.com