O Conselho Regional de Serviço Social 13ª Região – Paraíba (CRESS/PB), em parceira com o Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), lança o Projeto de Extensão “Educação permanente para os(as) assistentes sociais atuantes na área da saúde no contexto da pandemia e pós-pandemia da Covid-19 na Paraíba”.

O projeto é voltado para as/os assistentes sociais que exercem a profissão na Política de Saúde, no estado da Paraíba, em instituições públicas, privadas ou do terceiro setor, com o objetivo de promover Educação Permanente para as/os profissionais que têm atuado na linha de frente da pandemia da Covid-19. Serão ofertadas, ao todo, 120 vagas, com certificado, para as (os) profissionais com inscrição ativa no CRESS-PB e que atuem nos diversos serviços de saúde da Paraíba.

A pandemia mundial da covid-19 tem acentuado uma série de contradições da sociedade capitalista, expressas no acirramento das desigualdades sociais e especialmente nas condições de vida da população trabalhadora. Tais contradições ganham maior impacto na realidade brasileira e na particularidade nordestina, intensificando a demanda pelos serviços públicos e pelo trabalho das (os) assistentes sociais nas diversas políticas sociais, sobretudo para as (os) profissionais que atuam nos serviços de saúde.

Nesse sentido, o Projeto de Extensão tem por objetivo realizar ações de Educação Permanente no que se refere às atribuições, competências e respostas profissionais para as (os) assistentes sociais que atuam nos serviços de saúde na Paraíba, no contexto da pandemia e pós-pandemia da covid-19. O projeto é fundamento na Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS/CRESS (2012), que se configura como uma estratégia de enfrentamento em defesa do projeto ético-político profissional. Essa política é considerada também um instrumento político voltado para o fortalecimento da formação e do exercício profissional, que poderá contribuir para o fortalecimento da qualidade dos serviços prestados à população usuária do Serviço Social brasileiro.

Sobre as vagas

As vagas para participar do projeto serão distribuídas entre as/os profissionais que atuem na saúdem nas regiões que compreendem os municípios:

– João Pessoa e região metropolitana (40 vagas)

– Brejo, Agreste e Cariri (40 vagas)

– Sertão (40 vagas)

Realização das atividades

Os encontros serão descentralizados, sendo 04 com atividades abertas ao público e 12 deles serão divididos em sub-regiões que compreendem todo o estado da Paraíba.

Devido ao contexto pandêmico, a UEPB e o CRESS/PB analisarão a viabilidade de acontecerem encontros virtuais e/ou presenciais, que se realizarão conforme as orientações das autoridades sanitárias sobre a manutenção ou não do distanciamento social.

Confira as propostas de realização das atividades no Projeto.

Inscrições

As inscrições ocorrerão dos dias 05 a 23 de fevereiro de 2021 e serão homologadas e divulgadas no site do CRESS-PB, no dia 26 de fevereiro de 2021.

Clique aqui e acesse o formulário de inscrição.

A programação completa das atividades será divulgada em breve.

Mariana Costa – JP/PB 3569

Assessoria de Comunicação

assessoriacresspb@gmail.com

Comissão de Orientação e Fiscalização

Comissão de Seguridade Social

Gestão “Tempos de resistir, tempos de não se calar” (2020-2023)