Em 25 de janeiro do presente ano, a gestão “CRESS na Luta Forte e Independente!”, através dos conselheiros Tárcio Teixeira e Fernanda Mattos, cumprindo calendário de ações no município de Campina Grande, realizou visita à secretaria de Educação de Campina Grande. A Secretária Verônica Bezerra recepcionou a comissão, junto com a secretária adjunta.

A reunião foi iniciada com os informes do CRESS-PB em relação às ações na área de educação, a exemplo do Seminário de Educação realizado no ano passado cujo objetivo foi discutir a inserção dos/as profissionais de Serviço Social nessa política bem como suas atribuições. Também foi exposto que apenas um terço das escolas de Campina Grande tem assistentes sociais e que na secretaria vem sendo respeitada a Lei 12.317/2010. Diante desse quadro, foram levadas as seguintes demandas: concurso público para assistentes sociais, com vistas a ampliação do quadro dos/as profissionais nas escolas do município; condições éticas e técnicas para o trabalho dos/as assistentes sociais, a exemplo de salas para atendimento individualizado.

A secretária foi enfática ao afirmar que a gestão está atenta para as demandas da profissão, afirmando, entretanto, que a desestruturação da secretaria é generalizada e que há prioridades para ações imediatas no início dessa nova gestão, principalmente considerando o início do ano letivo e que nesse momento não poderia dar respostas em cima de pactos que não poderiam ser cumpridos e espera que esse contato seja inicial, pois tem a expectativa que a nossa categoria, bem como o CRESS-PB, possam contribuir para avanços nessa área. Como encaminhamento da reunião foi a realização de capacitações e participação do CRESS-PB na semana pedagógica da secretaria.

Mesmo no aspecto positivo de construir uma agenda comum entre o CRESS/PB e a Secretaria de Educação, o Conselho entende que não foram muito animadoras as afirmativas da Gestão Municipal sobre a realização de concurso público e a necessária adequação das escolas no que diz respeito as condições éticas e técnicas para o trabalho profissional; elementos que nos coloca ainda mais atentos na realização de inspeções nas unidades da educação de Campina Grande em busca dos meios possíveis para avançarmos na melhoria dos serviços e na garantia dos direitos profissionais e dos/as usuários/as.

Estamos atentos/as! Sigamos na luta pelos direitos dos/as usuários/as e dos/as profissionais.

Conselho Regional de Serviço Social 13ª Região- Paraíba.

Gestão CRESS na Luta, Forte e Independente!