FederaisMais de 100 dias separam a atual greve das Instituições Federais de Ensino do início das primeiras assembleias. A intransigência e a falta de diálogo por parte do Governo Federal vem sendo o principal entrave desse processo. Ao longo dos últimos meses outros/as trabalhadores/as foram aderindo ao movimento grevista, são servidores/as da Previdência, do Ministério do Trabalho, do Ministério da Fazenda, dos Correios, entre outras categorias da estrutura do serviço público federal passaram a paralisar suas atividades.

O Ajuste Fiscal, a Agenda Brasil, os recentes cortes no orçamento, a PEC 4330 e seu processo de terceirização, as Medidas Provisórias 664 e 665 com mais retirada de direitos, a contrarreforma política e outros tantos ataques vindos do Governo Federal e do Congresso Nacional são elementos da política estrutural de contrarreforma do Estado e de ataque aos direitos conquistados historicamente pelos/as trabalhadores/as brasileiros/as.

Contra o pacote de maldades apresentado pelo Governo Federal, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais realizaram uma reunião em Brasília-DF e deliberou por um importante ato unificado a ser realizado no dia 23 de setembro de 2015.

Na tarde da última segunda-feira (21/09/2015), na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (SINTESPB), as entidades que representam o Fórum Nacional na Paraíba reuniram e decidiram por ser parte desse importante processo nacional de luta por direitos, deliberando por organizar e garantir a realização do ato do dia 23 de setembro na Paraíba, agendando para as 07h da manhã, em frente ao prédio da Receita Federal, na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa.

A presença de Assistentes Sociais nas diferentes greves em curso tem sido uma marca que representa o amadurecimento política dessa importante categoria profissional. Representando esses importantes e representativos profissionais presentes no serviço público federal e nas lutas em curso, o Conselheiro Presidente do Conselho Regional de Serviço Social 13ª Região – Paraíba (CRESS/PB), Tárcio Teixeira, e a Conselheira Secretária, Kassandra Menezes, participaram da reunião do Fórum dos Servidores/as Públicos Federais, reafirmaram o apoio do Conselho aos servidores/as em greve e firmaram o compromisso de participar da organização do ato chamado para o dia 23 de setembro.

O CRESS/PB entende que lutar contra os ajustes de Levy e Dilma e fortalecer a movimentação nacional para construção de uma forte greve geral é central para defender as diferentes políticas públicas. Lutar contra o ajuste fiscal é defender mais que os direitos dos/as Assistentes Sociais e dos/as servidores/as públicos/as federais como um todo, é defender a saúde, a educação, a previdência social, a moradia e reforma agrária.