4ªReuniãoA 4ª reunião ordinária do Fórum Paraibano de Estágio Supervisionado reuniu na última segunda-feira, 09 de setembro de 2013, oito Unidades de Formação Acadêmica – UFA´s (UFCG, UFPB, FAFIC, FAFIC, FPB/UNPB, FIP, FABEX, UNOPAR e Anhanguera), o Conselho Regional de Serviço Social 13ª Região- Paraíba (CRESS/PB) e representante de estudantes. As representações da UEPB, ENESSO e ABEPSS não estiveram presentes na reunião devido as tarefas de organização do Seminário Regional da ABPESS, ocorrido entre os dias 10 e 12 de setembro no Campus I da UFPB. A reunião aqui relatada havia sido deliberada durante o I Encontro Estadual de Estágio do Fórum Paraibano de Estágio Supervisionado em Serviço Social, realizado em abril de 2013.

A participação crescente das UFA´s nas reuniões do Fórum é resultado do trabalho de articulação desenvolvido pelo CRESS/PB, trabalho iniciado ainda no primeiro semestre de 2012, poucos meses após a posse da atual gestão da entidade (CRESS na Luta, Forte e Independente!).

No ultimo 09 de setembro foram debatidos dois pontos de pauta: forma de encaminhar a relação de estagiários/as e seus respectivos supervisores/as ao CRESS/PB; e a elaboração do Plano de Estágio. Durante o debate relativo ao primeiro ponto a Agente Fiscal do CRESS/PB, Dalnes Godim, apresentou os modelos nos quais as UFA´s enviam a relação dos/as estagiários/as e seus respectivos supervisores/as e abriu para intervenções dos presentes, ao final do debate percebeu-se a possibilidade de construir um modelo comum aos/as que desenvolvem esse tipo de atividade, ficando o CRESS/PB responsável de enviar uma proposta para debate em rede de e-mail; já no pondo de pauta seguinte foi a vez da FAFIC, representada pela Professora Lúcia Linhares, apresentar seu modelo de Plano de Estágio e a metodologia de construção deste entre os/as estagiários/as, supervisores/as de campo e supervisores/as acadêmicos/as, etapa que gerou um debate rico entre os/as participantes da reunião, mas entendido por todos/as como apenas o começo da discussão.

4ªReunião-set-2013

Apesar da necessidade das UFA´s seguirem enviando a relação debatida no primeiro ponto do pauta da reunião, o Presidente do Conselho (Tárcio Teixeira) relatou que o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) desenvolveu um programa virtual para que ainda no segundo semestre de 2013 as diferentes Unidades Formação possam cadastrar Campos de Estágio, Estagiários/as e Supervisores/as de Campo e Acadêmicos/as. O cadastro das UFA´s (no Sistema Eletrônico do Conjunto CFESS/CRESS) que possuem curso de Serviço Social na Paraíba ficou pré-agendada para o dia 25 de novembro, às 14h, na sede do CRESS/PB ou na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), como disponibilizou a Professora Nívia Cristiane.

Sigamos coletivamente organizando nosso Fórum Paraibano de Estágio Supervisionado.