Josivan Soares e Risomar Ferreira da Costa

(Arquivista e Consultores em Gestão em Arquivos)

Amigos (as) Assistentes Sociais,

Desenvolver atividades quem valorizem o profissional de Serviço Social através da implantação de Políticas Públicas relativas ao exercício da profissão, como também sua atuação de forma ético e respeitosa é o objetivo fundamental do Conjunto CFES/CRES em todo Brasil.

Desta forma, para que tais prerrogativas sejam garantidas é essencial que as informações produzidas e recebidas no decorrer das funções e atividades dos Conselhos Regionais sejam realizados de forma integral privilegiando as Informações Arquivísticas como elemento fundamental apara a garantia dos direitos e deveres dos Assistentes Sociais a partir da Gestão e Organização de seus Arquivos.

Assim, a utilização do arquivo como Unidade de Informação para a garantia do desenvolvimento da instituição é essencial para o bom desempenho de qualquer Empresa. Permitir o acesso às informações necessárias para o cumprimento dos objetivos, finalidades e metas da organização é fundamental não apenas para a utilização dos documentos pela administração – motivo pelo qual foram criados –, como também Preservar o Patrimônio Documental e a Memória da Empresa.

É premente o entendimento que o arquivo tem como finalidade maior o acesso à informação, que o transforma em instrumento de apoio à administração, permitindo tomada de decisão segura e a garantia de direitos e deveres de seus funcionários ou servidores e da própria organização e construir um espaço de Memória Social.

Assim, para ter celeridade nas tomadas de decisões é urgente que as informações arquivísticas estejam organizadas/gerenciadas a partir de princípios arquivísticos, metodologias e técnicas que garantam a salvaguarda dos conteúdos dos documentos da através de um Programa de Gestão Documental.

Dessa forma, a Gestão CRESS 2011/2014 vem desenvolvendo de maneira integral e pioneiras as atividades arquivísticas que visam dar transparências nas ações e decisões políticas-administrativas que buscam alicerçar a luta pelo profissional de Serviços Social em diversas instâncias. Este momento se configura em um marco das instituições do conjunto CFESS/CRESS, pois vai de encontro em relação à implantação de uma política nacional do Acesso.

_____________

Seguem fotos do Arquivo do CRESS/PB em dezembro de 2011, quando assumiu a Gestão “CRESS na Luta, Forte e Independente!”, e fotos atuais, após trabalho descrito anteriormente:

Arquivo CRESS/PB- 2011

Arquivo Sede CRESS/PB – 2013.
Seccional CRESS/PB Campina Grande – 2013