Após ataques descabidos do Vereador Djanilson é a vez da Secretaria de Saúde da Paraíba atacar Assistentes Sociais. Em fevereiro de 2013, após diversos profissionais encaminharem serias denúncias de agressão por parte do Diretor Técnico do Hospital Regional de Patos (Walter Balhester) aos/as Assistentes Sociais, denúncias essas que foram transformadas em um Boletim de Ocorrência, o Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba (CRESS/PB) entregou nas mãos da Diretora Geral do Hospital, Silvia Ximenes Oliveira, um ofício solicitando esclarecimentos pelo fato já mencionado e por diversos outros aspectos sofridos pelo Setor de Serviço Social da Unidade Hospitalar.

Diante do fato da Direção do Hospital não ter tido o cuidado em responder ao Conselho de Serviço Social, fato que até o presente momento não ocorreu, o CRESS/PB encaminhou toda documentação para que o Ministério Público do Trabalho pudesse averiguar os indícios de Assédio Moral possivelmente praticado pelo Drº Walter.

Para nossa triste surpresa, mesmo o Ministério Público do Trabalho tendo conhecimento do caso, a Diretora Geral do Hospital Regional de Patos, Silvia Ximenes Oliveira, envia ofício ao Gerente Regional de Saúde da 6ª Região “entregando” (termo usado no ofício) uma Assistente Social com a justificativa de que ela estaria “causando constrangimento e problemas na assistência do hospital acarretando pânico nos pacientes e acompanhantes” (termo usado no ofício).

A falta de interesse da Direção do Hospital em dialogar com o CRESS/PB e o gesto truculento de “entregar” a Assistente Social ao Gerente da 6ª Região de Saúde acaba deixando margens para que todos/as entendam essa medida como uma clara perseguição as/aos profissionais que denunciaram os fatos que ocorrem dentro do Hospital Regional de Patos.

No dia de hoje tentamos ligar para Diretora Silvia Ximenes e não tivemos sucesso, diante dos fatos não temos outras medidas a não ser as seguintes: encaminhar documentos sobre a “entrega” da profissional ao Ministério Público do Trabalho; repassar todos documento sobre o caso para que a Assessoria Jurídica do CRESS/PB possa intervir no processo; publicar essa nota na página do Conselho e encaminhar para toda imprensa.

Pelo retorno imediato da Profissional para suas atividades no Hospital Regional de Patos, absurdo uma profissional especializada ser expulsa de suas funções e ir atuar em setor que não possui o cargo de Serviço Social por despreparo da Direção do Hospital. Esse não é um ataque a uma única Assistente Social, mas a toda categoria, exigimos respeito!

Conselho Regional de Serviço Social 13ª Região/ Paraíba