Encerrando a programação das atividades alusivas ao Dia da/o Assistente Social, ocorreu, no último dia 31/05, o Seminário: “O trabalho da/o assistente social nas políticas educacionais e de assistência estudantil”, no auditório do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus João Pessoa.

É importante destacar que o CRESS/PB, por meio da Comissão de Educação, definiu o foco de discussão do seminário, considerando uma demanda da categoria que atua nesse segmento, bem como a conjuntura atual que traz sérias implicações para o campo da educação e, consequentemente, para o exercício profissional do/a assistente social.

A primeira mesa de discussão e debate envolveu a “Política Educacional e Serviço Social: o trabalho profissional na educação básica”, trazendo o contexto do desmonte dos direitos sociais em curso, aspectos históricos e legais do Serviço Social no município de João Pessoa, dimensões pedagógicas da profissão na política de educação, as particularidades do trabalho do/a assistente social, finalizando com a pesquisa realizada em escolas municipais de João Pessoa sobre o trabalho profissional frente as expressões da questão social no espaço escolar. Para esse momento, contamos com a participação das assistentes sociais que atuam em escolas do município de João Pessoa: Geniely Assunção (coordenação de mesa); Cristina Chaves, Thélia Paiva, Mariana Libânio, Adriana Maia, Almira Cavalcante e Ranyellen Félix (representando a ONG Casa da Cultura).

No turno da tarde, a discussão e o debate evidenciaram o trabalho do/a assistente social na política da assistência estudantil, momento ímpar para compreendermos a fragilidade legal dessa política, a ampliação dos rebatimentos da questão social que se revela na demanda dos/as usuários/as que recorrem a ela, e como os aspectos da precarização do trabalho dos/as assistentes sociais que atuam na política de educação se assemelham. Para esse momento, contamos com a significativa colaboração dos/as assistentes sociais: Geórgia Dantas (UFPB); Iago Fernandes (UFPB); Ana Cristina Lima (UNIP); Carlos Wendel (IFPB/Patos); Carolaine Goes (IFPB/João Pessoa) e Irene Tomaz (UFCG), sendo a mesa coordenada pela professora Mauricélia Cordeira (UFPB).

Ao final do seminário, perceberam-se a importância e a necessidade de uma maior articulação e diálogo das/os profissionais que estão na política de educação. A Comissão de Educação ratifica o convite a todas as profissionais que atuam na política da educação para participar dessa comissão, que se reúne sempre na última sexta-feira de cada mês.

Contato:

Rua João Amorim, 243 – Centro (João Pessoa)

Depoimentos de profissionais da Educação

O seminário gerou um grande debate entre as/os profissionais, que participaram ativamente das discussões. Veja o depoimento de alguns participantes:

“O seminário foi muito oportuno e importante, realmente não é fácil realizar um evento desse tamanho com um contingente pequeno de pessoas envolvidas. Acredito que cada um (a) participa como pode, mas é muito importante a nossa presença nesses espaços. O seminário foi enriquecedor. Senti-me revigorada, vendo a apresentação das colegas, e a mesa da tarde me fez perceber que a nossa profissão é realmente única e de desafios cotidianos, seja em qualquer área de atuação. Portanto, sigamos dialogando para o fortalecimento da nossa luta diária enquanto cidadãs/cidadãos e profissionais.” – Luciana Barbosa de Sousa – assistente social na Escola municipal Olívio Ribeiro Campos.

“Parabéns pelo Seminário. Todas as discussões foram muito relevantes. Tudo muito bem organizado e bem executado. Vocês [da Comissão de Educação] são uma força importante para toda a categoria. Eu imagino o quanto esta equipe trabalhou, se esforçou e foi competente em seus argumentos.” Maria José – assistente social de Educação.

“Tudo o que ocorreu nos deixou muito reflexivos/as e sobretudo animados/as. Já iniciamos nosso processo de avaliação (riquíssimo). Foram muitas provocações, inquietações, reflexões que nos movem ao fortalecimento e à assertividade da nossa direção na caminhada. Vislumbro a ampliação quantitativa e qualitativa da comissão, processo este que dará mais projeção nesse cenário. Estamos coletivamente forjando nosso ambiente de resistência. Tenho compreendido que essa forma de fazer ‘balbúrdia’ tem sido muito salutar. Hoje, sinto a força que o coletivo tem. Fomos desafiados/as a segurar fortemente nas mãos umas/uns das/os outras/os e seguirmos adiante, porque o que vislumbro são muitos frutos desse terrenos fértil. Avante!” – Adriana Maia, membra da Comissão de Educação do CRESS/PB.

Confira imagens do evento:

assessoriacresspb@gmail.com

Comissão de Educação

Gestão “Avançar Sem Temer” (2017-2020)

Conselho Regional de Serviço Social  13ª Região – Paraíba