O Dia do/a Assistente Social acontece no próximo dia 15 de maio, e a Gestão do CRESS-PB “Avançar Sem Temer” lança programação comemorativa, com o tema “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora! Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”. Em uma conjuntura marcada por uma crise política e econômica no país, que assevera as contradições sociais e impacta regressivamente no campo das políticas e dos direitos sociais, os/as assistentes sociais são cada vez mais desafiados/as a dar respostas profissionais às demandas postas pelo conjunto de seus/as usuários/as, em um cenário de desmonte operado pelo Estado.

Portanto, no mês em que se faz alusão aos/as profissionais do Serviço Social refletir sobre essa conjuntura e sobre as estratégias de resistência e de luta dessa categoria, inscreve-se como fundamental. Dessa maneira, serão realizadas atividades na capital paraibana e em outros três municípios do Estado.

Com o tema “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora! Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”, serão ministradas palestras em João Pessoa e Campina Grande com a Prof.ª Dr.ª Ivanete Boschetti (UFRJ). Em Sumé, a palestra será ministrada pela Prof.ª Ma. e também ex-presidenta do CRESS-PB, Mauricélia Cordeira (UFPB). Já em Pombal, a programação segue com I Seminário Estadual de Assistência Social, com as mesas temáticas: “As Tendências Político-ideológicas da Assistência Social no Contexto da crise”, com o Prof.º Dr.º Adilson Aquino Silveira Júnior (UFPE) e Robéria Dantas Marques (SMDS/Pombal) e: “A Emissão de Estudos Sociais/Parecer Social no Âmbito da Política de Assistência Social”, com Raquel Alvarenga (INSS e ex-conselheira do CFESS). O seminário será preparatório para o 2º Seminário Nacional O Trabalho do/a Assistente Social na Política de Assistência Social, em Fortaleza/CE.

Os referidos eventos têm inscrição prévia para as atividades em cada cidade, a depender da capacidade de cada auditório. As inscrições são limitadas para profissionais e estudantes e todos/as os/as trabalhadores/as e assistentes sociais são convidados/as a participar, debater e contribuir na luta da categoria.

Inscrições:

João Pessoa

Campina Grande

Sumé

Pombal

Confira a programação completa:

PROGRAMAÇÃO DO MÊS DA/O ASSISTENTE SOCIAL – CRESS PARAÍBA

Tema central: NOSSA ESCOLHA É A RESISTÊNCIA: SOMOS CLASSE TRABALHADORA! Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade

Programação João Pessoa

Data: 16/05/218

Local: Federação Espírita Paraibana

17h30: Credenciamento 18h: Mesa de Abertura (CRESS, ABEPSS, ENESSO, CFESS)

18h20: Homenagem a Assistentes Sociais

18h40: Lançamento de livro

19h. Palestra “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora! Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”, com Prof.ª Dr.ª Ivanete Boschetti (UFRJ).

21h: Apresentação Cultural

Programação Campina Grande

Data: 17/05/18

Local: Auditório José Farias Nóbrega (Centro de Extensão – UFCG)

Horário: 14h

14h: Credenciamento

14h30: Mesa de Abertura (CRESS, ABEPSS, ENESSO, CFESS)

14h45: Homenagem a Assistentes Sociais

15h: Leitura de poema

15h10. Palestra “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora! Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”, com Prof.ª Dr.ª Ivanete Boschetti (UFRJ).

17h: Apresentação Cultural

Programação Sumé

Data: 24/05/18

Local: Auditório da UFCG – Campus de Sumé

Horário: 14h

14h: Palestra “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora! Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”, com Prof.ª Ma. Mauricelia Cordeira (UFPB) Mediador: Sérgio Souza (CRESS/PB).

I Seminário Estadual de Assistência Social do CRESS/PB

Local: Pombal – Auditório da Secretaria Municipal de Educação

Data: 26/05/18 Horário: 9h às 17h30

Programação:

9h – Mesa de Abertura: CRESS (Kassandra Menezes e Lidiane Tirbutino), ABEPSS, ENESSO, FNTSUAS.

9h20 – Mesa Temática 1“As Tendências Político-ideológicas da Assistência Social no Contexto da crise”, com Adilson Aquino Silveira Júnior (UFPE) e Robéria Dantas Marques (SMDS/Pombal) Coordenação: Ademir Vilaronga e Flávia Dantas (CRESS/PB).

11h – Debate

12h – Intervalo

14h – Reunião de Articulação do Fórum de Trabalhadores do SUAS CRESS/PB, CRP, OAB, FNTSUAS e SINFEMP. Coordenação: Lidiane Tiburtino (CRESS/PB) e Trabalhadora do SUAS/Pombal

16h – Mesa temática 2 – “A Emissão de Estudos Sociais/Parecer Social no Âmbito da Política de Assistência Social”, com Raquel Alvarenga (INSS e ex-conselheira do CFESS) Coordenação: Kassandra Menezes (CRESS/PB)