No último dia 06 de maio, o CRESS/PB participou de audiência pública para tratar  sobre Instituição de Longa Permanência para Idosos no município de Bayeux. A audiência foi convocada pelo Comitê Permanente de Monitoramento e Fiscalização das Instituições de Longa Permanência do estado da Paraíba, que, após realizar visitas à instituição, no mês de janeiro de 2019, verificou condições insalubres e inadequadas nas instalações físicas, bem como insuficiência no atendimento psicossocial aos idosos instalados no local.
A audiência teve como objetivo apresentar ao poder público da cidade de Bayeux as precárias condições em que estão os usuários da referida instituição e cobrar providências para que medidas sejam tomadas no sentido de adequar a estrutura física e ofertar serviços de saúde e assistência para os moradores da instituição. Nesse sentido, cada componente do Comitê teve a oportunidade de explanar sobre a realidade constatada com as visitas feitas no local.
Quanto aos representantes da gestão municipal, estiveram presentes representantes da Secretária de Trabalho e Ação Social, da Secretaria Municipal de Saúde, e alguns vereadores, que se colocaram no sentido de cooperar e agirem para que as demandas postas sejam atendidas.
O Comitê Permanente de Monitoramento e Fiscalização das Instituições de Longa Permanência do estado da Paraíba existe há mais de dez anos e atua em 28 municípios do estado. É coordenado pelo Procurador de Justiça Valberto Cosme de Lira e conta com a participação de diversos conselhos profissionais como o CRESS/PB, CRP/PB, CREA/PB, CREFITO/PB, COREN/PB, entre outros, além de entidades, como Conselhos de Direitos, Conselho Estadual do Idoso e Conselho Estadual de Assistência Social.