Como projeto de intervenção das estagiárias de Serviço Social da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da UFPB, o Laboratório de Estudos e Práticas Sociais da UFPB (LEPS) vinculado ao Departamento de Serviço Social promoveu o “II Seminário: Universidade na conjuntura atual – por uma política de assistência estudantil para Pós-Graduação da UFPB”.  O objetivo do evento foi debater, com a comunidade acadêmica, sobre a formulação de uma assistência estudantil para pós-graduação, para efetivar o direito à educação pública.
 
O CRESS/PB apoiou o seminário e foi representado por Adriana Rosado, conselheira e membra da Comissão de Educação, na mesa de abertura do evento. “O evento foi de extrema importância, tendo em vista o processo atual de retirada de direitos, de contingenciamento de recursos, o que já vem se evidenciando na elevação das taxas de desistência dos cursos, incidências de problemas de saúde mental, pois os estudantes oriundos de outras cidades não possuem condições objetivas para se manterem estudando longe da cidade de origem em que residem os familiares. Estas situações representam interrupção de sonhos, frustração de projetos pessoais e profissionais”, finaliza Adriana.
Iago Fernandes, um dos organizadores da atividade, ressaltou a importância da atividade para debater o assunto com estudantes da UFPB. “Tivemos uma participação fundamental dos estudantes de graduação e pós-graduação, pois o seminário visou organizar esses estudantes e promover a reflexão sobre a negação e a importância da luta por direitos, além de aprender sobre as vivências e experiências no campo acadêmico e no cotidiano que afetam o direito à educação. (…) Nós tivemos o apoio imprescindível do CRESS/PB, e a importância dessa parceria se dá na efetivação dos nossos princípios ético-políticos, da nossa defesa por políticas públicas e direitos sociais da classe trabalhadora, e a ampliação dos direitos sociais. Esse apoio foi fundamental para reforçar a luta dos/das assistentes sociais nas trincheiras por direitos na universidade, nas políticas públicas em que nós atuamos”, afirmou Iago.

Confira imagens do evento:

Mariana Costa – JP/PB 3569

Assessoria de Comunicação

assessoriacresspb@gmail.com