No último dia 20 de fevereiro, foi realizada reunião para organizar a 9ª edição da Semana de Luta Antimanicomial do Estado da Paraíba. A atividade contou com representantes da Secretaria de Saúde do Estado, com o CRESS/PB, usuários e trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS e teve como propósito a aprovação da arte e do tema a serem usados no evento, que acontecerá de 13 a 18 de maio de 2019 e terá atividades realizadas em todas as regiões do estado da Paraíba.
Essa foi a segunda reunião para organização da Semana de Luta Antimanicomial, que culminará numa marcha no dia 17/05. Nas reuniões, entram em pauta as ofensivas que o estado vem processando em torno dos Serviços e Instituições que integram a RAPS, como a Nota Técnica Nº 11/2019, que visa imprimir mudanças na Política Social de Saúde Mental, como desconsiderar os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS como serviços substitutivos e incetiva o financiamento para aparelhos de Eletroconvulsoterapia.
O Movimento Antimanicomial luta pela transformação de vários serviços ofertados na área da Saúde Mental, sempre considerando o usuário desses serviços como sujeitos de direito, de escolhas, sujeitos ativos no processo saúde-doença. Tem como objetivo a substituição das antigas formas no trato dos usuários, como manicômios, por serviços em que os usuários sejam respeitados e encorajados a exercerem sua cidadania e buscarem a sua independência, utilizando atendimentos psicológicos, atividades ocupacionais e tratamentos menos invasivos.

Participe!

A próxima reunião para organização e articulação da  IX Semana da Luta Antimanicomial do Estado da Paraíba será no dia 11 de março. Caso você seja usuário, trabalhador ou se interesse em participar e construir essa Luta, entre em contato conosco através do e-mail: jessicamelocresspb@gmail.com.

Serviço

Reunião de articulação
Data: 11 de março de 2019

IX Semana da Luta Antimanicomial da Paraíba

Data: 13 a 18 de maio de 2019
Programação: a ser definida
Marcha do Movimento Antimanicomial
Data: 17 de maio de 2019
Programação: a ser definida

Mariana Costa – JP/PB 3569

Assessoria de Comunicação

assessoriacresspb@gmail.com