O Conselho Regional de Serviço Social 13ª Região – Paraíba (CRESS/PB) decidiu acompanhar de perto a posse do novo Presidente do TJPB, os motivos são os mais diversos, primeiramente pela importância do Judiciário para sociedade paraibana, depois pelas especificidades que envolvem os mais de 5mil Assistentes Sociais que atual na Paraíba.

Há muito tempo o CRESS/PB tenta uma audiência com a presidência do TJPB e não vem tendo sucesso. O Conselho precisa debater como Tribunal temas que envolvem toda sociedade, desde o elevado número de determinações judiciais para que Assistentes Sociais elaborem laudos e pareceres em processos, até a necessidade de que o tribunal avance na nomeação de dezenas de profissionais aprovados entre as vagas no último concurso.

Após visitar o gabinete do desembargador Marcos Cavalcanti, o Presidente do CRESS/PB afirmou: “fomos muito bem recebidos pela assessoria do futuro Presidente do TJPB, esse tratamento, somado as declarações que o Drº Marcos vem dando na imprensa, são sinais de que o TJPB pode avançar, esperamos ser recebidos pelo futuro presidente do Tribunal e que os Assistentes Sociais, assim como todos os concursados, sejam nomeados o mais breve possível”.

O Concurso realizado em 2012 ofereceu mais de 30 vagas para Assistentes Sociais, até o momento só foram nomeados/as 5 profissionais para esse cargo de Analista Judiciário – Assistente Social, não se trata de uma bandeira corporativa, mas do avanço na garantia do direito ao povo da Paraíba. Ao tempo que Assistentes Sociais de fora do TJPB recebem determinação do Judiciário para elaboração de um parecer, dezenas de crianças e adolescentes vítimas de violência deixam de ser atendidas nas diferentes políticas públicas.