No dia 08 de dezembro, as comissões de Orientação e Fiscalização (COFI) e de Seguridade Social do CRESS/PB realizaram reunião para discutir as ações de enfrentamento aos descumprimentos das condições éticas e técnicas, bem como sobre as demandas que são postas ao Serviço Social que ferem a orientações normativas da profissão. Foram convidados(as) a participar da atividade profissionais que atuam especialmente nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

 

Demandas identificadas no Serviço Social, na área da saúde

Na reunião, foram apresentadas as ações que a COFI desenvolveu ao longo do ano de 2019, como a fiscalização de 22 instituições de saúde (hospitais, UPAs e CAPS). Nessas atividades, foram identificadas ações que profissionais de Serviço Social vêm desenvolvendo, mas não são de sua competência, a exemplo da regulação de leitos, declaração de óbitos e de comparecimento, marcação de consulta, dentre outras demandas.

Segundo Ademir Júnior, coordenador da COFI, foi apontado, ainda, que “a dinâmica do Serviço Social na saúde é complexa e que existe a incompreensão das competências da profissão no âmbito da saúde por parte dos(as) profissionais, bem como a dificuldade das gestões institucionais e outros profissionais da saúde em compreender o que é atribuição do(a) assistente social“.

Durante o debate, os(as) participantes reafirmaram a necessidade de articulação para o enfrentamento coletivo dessa realidade, para que haja uma maior compreensão e respeito às atribuições dos(as) assistentes sociais que atuam em instituições de saúde.

 

Encaminhamentos

Devido à complexidade da profissão e da alta demanda desses(as) profissionais, foi decidido que haverá uma nova reunião para dar continuidade às discussões e propor ações mais ampliadas, com a participação de um maior número de profissionais, para fortalecer o enfrentamento. A reunião está marcada para o dia 08 de janeiro de 2020, às 14h.

Na oportunidade, também foi proposta a realização de um fórum, ainda no primeiro semestre de 2020, em que a data e o local ainda serão definidos.

 

Saiba mais sobre a Política de Saúde no Serviço Social

 

Confira documentação elaborada pelo Conjunto CFESS-CRESS que versa sobre a Política de Saúde e a atuação de assistentes sociais na área:

Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde 

CFESS Manifesta: Dia Mundial da Saúde

NOTA: “As implicações das alterações na Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas para o exercício profissional de assistentes sociais no Brasil”

 

Mariana Costa – JP/PB 3569

Assessoria de Comunicação

assessoriacresspb@gmail.com