No dia 15 de maio – Dia do(a) Assistente Social -, o CRESS/PB realizou transmissão ao vivo da transição de cargos da nova gestão. A atividade aconteceu via videoconferência, seguindo as normas e orientações da Organização Mundial de Saúde, devido à atual situação de calamidade pública, causada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

A videoconferência contou com a mediação da então vice-presidenta Jéssica Juliana, e com a participação da ex-presidenta Luciana Cantalice e do novo presidente Ademir Júnior. Jéssica Juliana iniciou a atividade falando sobre o Dia do(a) Assistente Social no atual contexto sócio-político, informou a todos(as) sobre o debate realizado pelo CFESS e sobre o processo de transição da gestão, apresentando os demais participantes.

Luciana, então, deu continuidade à transmissão, destacando as ações do CRESS/PB nos últimos anos e os próximos passos a serem dados pela nova gestão, a exemplo de uma reunião com o Governo da Paraíba para solicitar uma audiência, com o objetivo de discutir, entre outros assuntos, a necessidade de valorizar o(a) profissional do Serviço Social; de se realizar concursos públicos, de modo a combater a precarização do vínculo empregatício; e o piso salarial do(a) assistente social, um dos menores de todo o país. “É inadmissível que uma profissão que fomenta as políticas sociais receba os pífios salários que recebemos em nosso estado”, observou Luciana. Ao final de sua fala, ela citou todas(os) as(os) membras(os) da gestão “Avançar Sem Temer” (2017-2020), agradecendo pelo empenho e parceria nos últimos três anos, imprescindíveis para o desempenho do Conselho.

Ademir Júnior deu sequência, parabenizando todos(as) os(as) profissionais, ressaltando que o momento atual é de resistência e de luta para valorização e proteção da população usuária. Ademir parabenizou também a categoria que está na linha de frente do combate ao COVID-19, na luta por direitos de usuários de diversas instituições. O presidente ainda lamentou as condições precárias de trabalho, diante da pandemia, e levantou a situação dos(as) profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva na Paraíba que não estão recebendo a bolsa (clique aqui para saber mais), e os(as) demais profissionais de outras categorias, como enfermagem, médicos, serviços gerais, fisioterapeutas, etc. “Estamos de luto por aqueles que padeceram em seu exercício, mas estamos na luta com esperança de que passemos por esse momento trágico de pandemia do vírus e também da política brasileira”, destacou Ademir. Ele finalizou agradecendo Luciana e toda a antiga e atual gestão pelo trabalho a frente do CRESS, e ressaltou algumas das bandeiras de luta do Conjunto CFESS-CRESS, como a defesa de um novo governo, defesa do SUS público e estatal, a revogação da Emenda Constituicional 95, e a luta contra o desmonte de direitos. “Chamamos a categoria para a resistência, enfrentar a s tentativas de desprofissionalização do Serviço Social, especialmente no âmbito da saúde”, finaliza.

Luciana Catalice inicia o protocolo de transição de cargos para a atual gestão “Tempos de resistir, tempos de não se calar” (2020-2023), eleita democraticamente pela categoria paraibana.

Assista à live em nosso canal no YouTube

Se você não acompanhou a transmissão ao vivo, pode conferir o vídeo completo em nosso canal do YouTube:

CFESS inicia nova gestão com live, debates e participação da categoria

Logo após a live do CRESS/PB, o CFESS realizou atividade on-line para celebrar o Dia do(a) Assistente Social e realizar a transição da atual gestão“Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social” (2020-2023). Com transmissão pelos canais do CFESS no Facebook e no Youtube, o evento registrou um total de quase 3 mil participantes.

O evento virtual foi dividido em dois blocos: no primeiro, a ex-presidente do CFESS, Josiane Soares (gestão 2017-2020), dividiu a fala com a nova presidente do CFESS, Elizabeth Borges (gestão 2020-2023). Em um segundo momento, o debate com o tema “Crise, pandemia e o trabalho da categoria” foi realizado com a assistente social professora da Uerj Elaine Behring, com a assistente social da saúde, Roseli Rocha, e com a assistente social do Suas e agora conselheira do CFESS, Kelly Melatti. Tudo com a mediação da ex-vice-presidente do CFESS, Daniela Neves.

Quem não assistiu à ‘live’ do CFESS pode acessar o perfil do Conselho Federal no Youtube:

assessoriacresspb@gmail.com