No dia 08 de janeiro de 2020, aconteceu reunião ampliada da fiscalização, realizada pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS),  que socializou informações e propôs encaminhamentos relativos à orientação e fiscalização do trabalho profissional no âmbito do INSS.

A reunião contou com a presença de 23 agentes fiscais, 7 conselheiras/os de Cress, 4 conselheiras e uma assessora especial do Cfess, totalizando 35 participantes.

Encaminhamentos

De acordo com as demandas e os temas da discussão, foram feitos os seguintes encaminhamentos:

• – Organizar uma ação política nacional de orientação e em defesa do SeSo do INSS e das especificidades do trabalho profissional de assistentes sociais no INSS (dimensão político-pedagógica da PNF), realizando visitas de orientação e fiscalização aos assistentes sociais do INSS (assistentes sociais e analistas do seguro social com formação em serviço social), aplicando-se o instrumental de visitas;
  • – Articular com órgãos (DPU e MP), conselhos profissionais, entidades, instâncias e movimentos sociais que defendem os direitos humanos, inclusive munindo com informações da fiscalização profissional;
  • – Convocar as/os assistentes sociais no INSS para reuniões nos CRESS e Nucress, com objetivo de defender a qualidade do trabalho profissional do/as assistentes sociais no INSS.

Foram encaminhados também os seguintes documentos, para referência e conhecimento de toda a categoria: Nota Técnica SEI 7037/ 2019/ME; Manual Técnico do Serviço Social; Matriz Teórico-Metodológica do Serviço Social na Previdência Social.

As propostas serão incorporadas ao planejamento e efetivadas ainda no primeiro semestre deste ano.

assessoriacresspb@gmail.com