A campanha do triênio do Conjunto CFESS/CRESS (2017-2020), “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo”, surge a partir dos mais de 30 anos de debates, estudos e parcerias com os Movimentos Negros brasileiro.

Esta campanha, alinhada com o compromisso ético-político expresso no Código de Ética profissional das assistentes sociais de eliminação de qualquer forma de preconceito, sobretudo as expressões do racismo, deixa evidente a direção que a categoria deve seguir.

O conjunto CFESS/CRESS compreende que dar centralidade às questões étnico-raciais no âmbito da atuação profissional, na direção ético-política da categoria e no incentivo à produção de subsídios intelectuais por pesquisadoras, é tarefa primordial na direção da construção de uma nova forma de sociabilidade.

Nesse intuito, o CRESS-RJ, desde a aprovação da campanha no 46º Encontro Nacional, em Brasília, produziu uma série de materiais impressos, vídeos e artes visuais que reforçam esse engajamento, além de promover eventos e participar de diversos espaços de militância para levar a mensagem desta jornada trienal – como, por exemplo, o apoio e participação dos eventos dos 21 dias de ativismo contra o racismo.

Neste 21 de março – Dia Internacional de Combate ao Racismo – trazemos às colegas este compilado com matérias que abordam a temática étnico-racial publicadas desde 2017 no jornal trimestral Práxis.

Racistas não passarão!

Acesse o material na íntegra

Fonte: Conselho Regional de Serviço Social 7ª Região – Rio de Janeiro – Gestão Não Temos Tempo de Temer (2017-2020).