Em 2019, o tema do evento foi “A voz resiste, a fala insiste. Quem viver verá!”, em referência à música Não leve flores, de Belchior.  De acordo com a metodologia de trabalho do evento, organizada para o triênio 2017-2020, esta edição do Encontro Nacional teve a tarefa de avaliar as ações planejadas em 2017, seu cumprimento, dificuldades e desafios em cada eixo temático (orientação/fiscalização profissional, comunicação, ética/direitos humanos, seguridade social, formação/relações internacionais e administrativo-financeiro). Os/As participantes também aprovaram moções, que serão divulgadas em breve juntamente com o relatório final do evento.

O evento reuniu cerca de 300 participantes, dentre representantes das direções dos CRESS, CFESS e assistentes sociais de base, eleitos/as em assembleias promovidas pelos Regionais, além de trabalhadores/as das instituições. O 48º Encontro Nacional foi antecedido por mais uma edição do projeto ‘SUAS de ponta a ponta’ na capital paraense, e que continuará rodando pelo país (saiba mais e acompanhe as próximas edições). Além disso, a plenária sobre o Código Eleitoral, realizada durante o Encontro, também trouxe novidades (clique para saber).

O CRESS Paraíba levou sua delegação, com representantes da gestão – Luciana Cantalice (diretoria); Glaucineth Cavalcanti (Seccional Campina Grande); Lidiane Tiburtino (suplente) – e da categoria profissional –  Iago Henrique (assistente social da assistência estudantil); Jéssica Mélo (assistente social e assessora especial do CRESS/PB); Alisson (Assistente Social do SUAS) -, eleitos na Assembleia Ordinária Geral, no dia 16 de agosto de 2019.

Carta de Belém

Em todo Encontro Nacional, a plenária final aprova um documento político, com a síntese das reflexões e posicionamento da categoria, elaborado por uma comissão escolhida para essa função. Em 2019, a Carta de Belém (clique aqui para ler), foi lida pelo grupo de assistentes sociais  que a elaboraram, destacando a defesa da preservação da Amazônia, reafirmando a necessidade urgente da reforma agrária e pela demarcação das terras dos povos originários (indígenas, quilombolas) e a defesa dos direitos da população brasileira. Luciana Cantalice – vice-presidenta do CRESS/B – representou o Nordeste na elaboração da Carta, que foi lida durante o evento.

Leitura e aprovação da Carta de Belém (foto: Rafael Werkema/CFESS)

Dia do/a Assistente Social 2020

A categoria deliberou e aprovou também a temática para as comemorações do Dia do/a Assistente Social 2020: A valorização do Serviço Social no contexto de ataque às liberdades democráticas e aos direitos, com ênfase na dimensão pedagógica do trabalho profissional na organização popular e na luta antirracista. A partir deste tema, será desenvolvida uma campanha e um slogan especialmente para a data.

Delegados que representaram o CRESS/PB: Glaucineth Cavalcanti, Lidiane Tiburtino, Iago Fernandes, Luciana Cantalice, Jéssica Mélo e Alisson (da esquerda para a direita).

Fonte: Conselho Federal de Serviço Social

assessoriacresspb@gmail.com