Imagem: Lívio Brandão

No dia 25 de maio de 2022, aconteceu o evento alusivo ao Dia da/o Assistente Social, em João Pessoa, no Teatro Paulo Pontes. O tema da campanha deste ano é Trabalhadoras do Brasil: somos e lutamos com elas. Este é chamado do Conjunto CFESS-CRESS para celebrar o 15 de maio, Dia do/a Assistente Social, valorizando a categoria profissional e reforçando seu compromisso na defesa dos direitos e das liberdades democráticas.

Assembleia Extraordinária Geral

A atividade teve início com a Assembleia Extraordinária Geral, convocada pelo CRESS/PB. Na pauta, estava prevista a discussão e deliberação do preenchimento de treze cargos vacantes, quais sejam: efetivos – 1º Secretário/a, 2º Secretário/a, dois membros do Conselho Fiscal e nove suplentes, para cumprimento do restante do mandato da gestão 2020/2023, que se exaure em 15 de maio de 2023.

Na oportunidade, houve a candidatura de alguns(mas) profissionais, que foram aprovadas por meio do voto dos(as) profissionais presentes. A composição da nova gestão do CRESS/PB 2020-2023 será publicada em resolução em breve.

"Esse momento que o CRESS está vivendo é de muitos desafios, mas nós estamos com muita esperança e determinação em dar continuidade a um projeto que foi construído coletivamente. Como eu compus a gestão anterior e estou no meu segundo mandato, sempre com o compromisso ético político de defesa dos nossos princípios e bandeiras de luta, vamos dar continuidade a esse projeto para uma próxima gestão. Não foi um ano fácil - não foram anos fáceis -, pois já iniciamos uma gestão em uma pandemia, e os desafios se triplicaram. Mas com unidade e criatividade, unimos forças com a base e com o coletivo, seguindo os direcionamentos do Conjunto CFESS-CRESS e o projeto político em defesa da profissão. Inicialmente, vamos reestrurar o que já foi planejado, novas pessoas estão chegando ao grupo para somar no trabalho que precisa ser continuado com muita responsabilidade e vamos seguir adiante." - Adriana Rosado, presidente do CRESS/PB.

Evento alusivo ao Dia da/o Assistente Social

A programação oficial foi iniciada a partir das 18h, com o lançamento do livro “Seguridade Social, Previdência e Serviço Social: Desafios do tempo presente”, representado pelas co-autoras Raquel Alvarenga (vice-presidenta do CRESS/PB) e Marcia Emília Rodrigues Neves. Além de um breve debate sobre a temática do livro, houve sorteio de exemplares entre os/as participantes presentes.

Maria Emília (esquerda) e Raquel Alvarenga (direita), com ganhadora do sorteio, Emanuelle Galdino. Imagem: Lívio Brandão

Após a atividade, contamos com a apresentação cultural de Polyana Resende e banda, com um repertório repleto de samba, com músicas autorais e de outros artistas. O público dançou e cantou junto, em um momento importante de descontração e ressocialização pós-pandemia.

Polyana Resende e banda. Imagem: Assessoria CRESS/PB

O evento seguiu com a mesa de abertura de tema “Trabalhadoras do Brasil: somos e lutamos com elas! Em defesa dos direitos e das liberdades democráticas”, com participação de Elaine Pelaez (CFESS), Adriana Rosado (presidenta do CRESS/PB), Heloísa de Sousa (Marcha Mundial das Mulheres) e Maria das Graças dos Santos (Sindicato das Trabalhadoras Domésticas da Paraíba). Cada uma das participantes ressaltaram a importância da mobilização da categoria de assistentes sociais em luta pela democracia, destacando o papel social da mulher e a ameaça a seus direitos em um contexto sociopolítico de instabilidade e conservadorismo.

Mesa de abertura. Da esquerda para direita: Heloísa de Sousa (Marcha Mundial das Mulheres), Adriana Rosado (presidenta do CRESS/PB), Elaine Pelaez (CFESS), e Maria das Graças dos Santos (Sindicato das Trabalhadoras Domésticas da Paraíba). Imagem: Assessoria CRESS/PB

A palestra principal da noite foi proferida pela Prof.ª Dr.ª Leidiane Souza (GEPET/UFPB), que falou sobre o tema “Por trabalho, direitos e liberdade: as lutas feministas e o Serviço Social”. Leidiane já fez parte do quadro de gestão do CRESS/PB e, em sua sua área de pesquisa, se destacam temas como política social/Serviço Social, luta de classes, patriarcado, feminismo, conservadorismo e políticas sociais. A atividade foi encerrada com um debate entre os presentes, que puderam tirar dúvidas e fazer falas importantes acerca da temática. A atividade foi transmitida ao vivo pelo Instagram do CRESS/PB, e você pode assistir à gravação completa aqui.

• Imagens: Lívio Brandão

assessoriacresspb@gmail.com