No dia 16 de maio de 2018, aconteceu o evento comemorativo do Dia do/a Assistente Social, em João Pessoa. Com um grande público, entre profissionais e estudantes, foi realizada a palestra “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora! Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”, ministrada pela Profª. Drª. Ivanete Boschetti, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O evento teve início com a fala de abertura da vice-presidenta do Cress/PB, Luciana Cantalice, que declamou o poema “Liberdade”, de autoria de Carlos Marighella, e homenageou todas/os as/os profissionais pelo Dia do/a Assistente Social e pelo histórico de luta e resistência da categoria.
“O Serviço Social, com um legado de mais de 80 anos de formação, organização e luta, em torno do trabalho profissional com qualidade e em defesa dos direitos da classe trabalhadora transformou um dia vinculado à comemorações, em um mês emblemático de resistência e luta para nossa profissão.” – Luciana Cantalice (Cress/PB)
Em seguida, foram convidados os participantes da mesa de abertura: o assistente social Ademir Júnior e 2º Secretário e Coordenador da Comissão de Orientação e Fiscalização do Cress/PB; o estudante de Mestrado da UEPB, Flávio José e representante da ABEPSS; a estudante de graduação do Curso de Serviço Social da UFPB, representante da ENESSO.
Dando prosseguimento ao evento, foi prestada uma homenagem às assistentes sociais Giacomina Magliano de Morais; Aldenira Maria de Arruda; Germana Coutinho Cavalcanti; e Raquel Ferreira Crespo de Alvarenga. A professora Giacomina Magliano formou-se na antiga Escola de Serviço Social de João Pessoa, foi professora até o ano de 2013 do Departamento de Serviço Social da UFPB e também contribuiu decisivamente no processo de organização política da categoria quando junto a outras assistentes sociais paraibanas, colaborando com a criação da Associação Paraibana dos Assistentes Sociais. A professora Aldenira Arruda também se formou na antiga Escola de Serviço Social de João Pessoa e teve papel importante no cenário político paraibano, inclusive desempenhando importante papel como Assessora Técnica da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba – CAGEPA. No âmbito da organização política de nossa categoria Aldenira fez parte da Diretoria do nosso Conselho Regional de Serviço Social entre os anos de 1998 e 2002. Assistente Social Germana Coutinho formou-se em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba, é assistente social do INSS da Paraíba, onde integrou o Grupo de Trabalho para acompanhamento, monitoramento e aprimoramento do novo modelo de avaliação da deficiência e grau de incapacidade da pessoa requerente do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social. A Assistente Social Raquel Alvarenga formou-se em Serviço Social pela UFPB, é assistente social do INSS da Paraíba, onde se destacou pelas contribuições no âmbito da organização do trabalho das Assistentes Sociais e pelo fortalecimento da luta política dessa categoria neste espaço sócio ocupacional.
Após as homenagens, foi apresentada a gestão atual do Cress/PB, “Avançar Sem Temer”, que atua no triênio 2017-2020, completando um ano de gestão.
deu-se início à palestra da professora Ivanete Boschetti. Diante do tema central do evento “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora! Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”, foi feito um levantamento histórico e uma análise da atual conjuntura da categoria, além de possíveis caminhos para resistir e lutar contra a retirada de direitos da classe trabalhadora.
“É uma satisfação enorme estar em João Pessoa para discutir esse tema. Nesse contexto qual, falar de resistência é fundamental, porque nossos direitos estão sendo destruídos dia a dia, e chamar a categoria das/os assistente sociais para a luta, para a resistência e para a defesa de direitos da classe trabalhadora é muito importante, pois vivemos em um período de avanço do conservadorismo e de ataques violentos a todos os tipos de pensamento crítico, a todas as formas de lutas coletivas. A organização desses eventos no Brasil inteiro pelo conjunto CFESS-Cress é um grande alimento para a gente se sentir coletivamente forte. Esse evento que o Cress/PB organizou, que atraiu tanta gente, é um exemplo de como as pessoas querem se organizar para a luta. Esse evento fomenta isso e faz da reflexão uma forma de intervenção coletiva.” – Ivanete Boschetti
Sobre Ivanete
Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica Dom Bosco (1985), mestre em Política Social pela Universidade de Brasília (1993), doutora (1998) e pós-doutora (2012) em Sociologia pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris. Professora Associada III da Universidade de Brasília, em redistribuição para a Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ministrando disciplinas na graduação em Serviço Social e no mestrado e doutorado em Política Social. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Seguridade Social e Trabalho (GESST/UnB). Realiza pesquisa na área de Políticas Sociais e Serviço Social, com ênfase em formação profissional em serviço social, trabalho, seguridade social, assistência social, proteção social, direitos sociais e orçamento público. Autora de vários livros e dezenas de artigos sobre política social, seguridade social e trabalho e serviço social. Pesquisadora IB do CNPq. Presidente da ABEPSS na gestão 1999-2000. Vice Presidenta do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) na gestão 2005-2008 e Presidente na gestão 2008-2011.
Conselho Regional de Serviço Social 13ª Região – Paraíba
Mariana Costa – JP/PB 3569
Assessoria de Comunicação
assessoriacresspb@gmail.com