No dia 16 de maio de 2018, aconteceu o evento comemorativo do Dia do/a Assistente Social, em João Pessoa. Com um grande público, entre profissionais e estudantes, foi realizada a palestra “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora! Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”, ministrada pela Profª. Drª. Ivanete Boschetti, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O evento teve início com a fala de abertura da vice-presidenta do Cress/PB, Luciana Cantalice, que declamou o poema “Liberdade”, de autoria de Carlos Marighella, e homenageou todas/os as/os profissionais pelo Dia do/a Assistente Social e pelo histórico de luta e resistência da categoria.

O Serviço Social, com um legado de mais de 80 anos de formação, organização e luta, em torno do trabalho profissional com qualidade e em defesa dos direitos da classe trabalhadora transformou um dia vinculado à comemorações, em um mês emblemático de resistência e luta para nossa profissão.” – Luciana Cantalice (Cress/PB)

Em seguida, foram convidados os participantes da mesa de abertura: o assistente social Ademir Júnior e 2º Secretário e Coordenador da Comissão de Orientação e Fiscalização do Cress/PB; o estudante de Mestrado da UEPB, Flávio José e representante da ABEPSS; a estudante de graduação do Curso de Serviço Social da UFPB, representante da ENESSO.

Mesa de abertura: Jaqueline Barros (ENESSO); Ademir Júnior (Cress/PB); Flávio José (ABEPSS).

Dando prosseguimento ao evento, foi prestada uma homenagem às assistentes sociais Giacomina Magliano de Morais; Aldenira Maria de Arruda; Germana Coutinho Cavalcanti; e Raquel Ferreira Crespo de Alvarenga. A professora Giacomina Magliano formou-se na antiga Escola de Serviço Social de João Pessoa, foi professora até o ano de 2013 do Departamento de Serviço Social da UFPB e também contribuiu decisivamente no processo de organização política da categoria quando junto a outras assistentes sociais paraibanas, colaborando com a criação da Associação Paraibana dos Assistentes Sociais. A professora Aldenira Arruda também se formou na antiga Escola de Serviço Social de João Pessoa e teve papel importante no cenário político paraibano, inclusive desempenhando importante papel como Assessora Técnica da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba – CAGEPA. No âmbito da organização política de nossa categoria Aldenira fez parte da Diretoria do nosso Conselho Regional de Serviço Social entre os anos de 1998 e 2002. Assistente Social Germana Coutinho formou-se em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba, é assistente social do INSS da Paraíba, onde integrou o Grupo de Trabalho para acompanhamento, monitoramento e aprimoramento do novo modelo de avaliação da deficiência e grau de incapacidade da pessoa requerente do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social. A Assistente Social Raquel Alvarenga formou-se em Serviço Social pela UFPB, é assistente social do INSS da Paraíba, onde se destacou pelas contribuições no âmbito da organização do trabalho das Assistentes Sociais e pelo fortalecimento da luta política dessa categoria neste espaço sócio ocupacional.

Assistentes sociais homenageadas da noite.

Após as homenagens, foi apresentada a gestão atual do Cress/PB, “Avançar Sem Temer”, que atua no triênio 2017-2020, completando um ano de gestão.

Gestão “Avançar Sem Temer” (2017/2020), do Cress/PB.

deu-se início à palestra da professora Ivanete Boschetti. Diante do tema central do evento “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora! Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”, foi feito um levantamento histórico e uma análise da atual conjuntura da categoria, além de possíveis caminhos para resistir e lutar contra a retirada de direitos da classe trabalhadora.

Profª. Drª. Ivanete Boschetti (UFRJ), palestrante da noite.

“É uma satisfação enorme estar em João Pessoa para discutir esse tema. Nesse contexto qual, falar de resistência é fundamental, porque nossos direitos estão sendo destruídos dia a dia, e chamar a categoria das/os assistente sociais para a luta, para a resistência e para a defesa de direitos da classe trabalhadora é muito importante, pois vivemos em um período de avanço do conservadorismo e de ataques violentos a todos os tipos de pensamento crítico, a todas as formas de lutas coletivas. A organização desses eventos no Brasil inteiro pelo conjunto CFESS-Cress é um grande alimento para a gente se sentir coletivamente forte. Esse evento que o Cress/PB organizou, que atraiu tanta gente, é um exemplo de como as pessoas querem se organizar para a luta. Esse evento fomenta isso e faz da reflexão uma forma de intervenção coletiva.” – Ivanete Boschetti

Sobre Ivanete

Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica Dom Bosco (1985), mestre em Política Social pela Universidade de Brasília (1993), doutora (1998) e pós-doutora (2012) em Sociologia pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris. Professora Associada III da Universidade de Brasília, em redistribuição para a Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ministrando disciplinas na graduação em Serviço Social e no mestrado e doutorado em Política Social. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Seguridade Social e Trabalho (GESST/UnB). Realiza pesquisa na área de Políticas Sociais e Serviço Social, com ênfase em formação profissional em serviço social, trabalho, seguridade social, assistência social, proteção social, direitos sociais e orçamento público. Autora de vários livros e dezenas de artigos sobre política social, seguridade social e trabalho e serviço social. Pesquisadora IB do CNPq. Presidente da ABEPSS na gestão 1999-2000. Vice Presidenta do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) na gestão 2005-2008 e Presidente na gestão 2008-2011.

Conselho Regional de Serviço Social 13ª Região – Paraíba

assessoriacresspb@gmail.com