*Texto produzido e enviado por integrantes da Via Campesina.

Imagem inline 1

MOVIMENTOS SOCIAIS AUTÔNOMOS EM LUTA PELA REFORMA AGRÁRIA!

MOBILIZADOS EM JOÃO PESSOA ATÉ A AUDIÊNCIA COM O GOVERNADOR!

O Centro Administrativo foi ocupado nessa manhã de segunda (21/10/2013) por mais de 2.500 trabalhadores Rurais organizados pela Via Campesina da Paraíba. Somos um movimento unitário nacional de povos do campo e da floresta organizados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Quilombolas e Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Estamos mobilizados em todo o Brasil desde semana passada lutado pela Reforma Agrária Popular; questionado o Governo Federal dirigido por Dilma que não desapropriou nenhuma área para a Reforma Agrária nesse ano; e, questionado também o governo Ricardo Coutinho por promessas que não foram cumpridas até o momento para acelerar a reforma agrária na Paraíba.

Boatos que somos um pequeno grupo liderado por um deputado estadual estão sendo divulgados. Nós do MST e da Via Campesina ressaltamos que isso é uma mentira! Somos movimentos sociais autônomos, que, organizados de forma unitária estamos lutando para que nossas reivindicações sejam atendidas pelo governo do estado, com apoio de vários amigos e amigos entre defensores de direitos humanos, advogados populares, parlamentares, professores (as) universitários, movimento sociais urbanos, de mulheres e de jovens e de vários sindicatos de trabalhadores.

Denunciamos que a água e a luz foram cortadas, que prenderam um dos nossos ônibus com crianças e mulheres que estão sem alimentação, e, que estamos sem comida e água, pois a polícia quebrou o veículo que transportava os nossos mantimentos.

Nossa luta é justa! Não é possível que Ricardo Coutinho não receba nossas 15 lideranças para negociar a pauta já apresentada e para atender promessas antigas! Exigimos que somente 15 companheiros(as) sejam recebidos em audiência. Essa pequena comissão, indicada por assembléia, representa não somente os 2.500 homens, mulheres e crianças que estão ocupando o centro administrativo, mas sim, as mais de 15.000 famílias de trabalhadores rurais de várias cidades da Paraíba, organizados nos diversos movimentos sociais organizados na Via Campesina.

Exigimos a retirada da PM do centro administrativo para seguirmos em marcha para o INCRA onde vamos seguir mobilizados durante a semana até que a comissão de 15 companheiros seja recebida pelo governador, no dia 24/10, quinta-feira, como prometido e declarado publicamente pela Secretária Estela Izabel. Exigimos também que o governo apure a truculência da polícia contra os trabalhadores feridos e a reparação do veículo danificado.

Nossa pauta:

1) Convênio do Governo do Estado com o INCRA para desapropriação de terra por interesse social;

2) Direcionamento 600 hectares de terra no sul do estado que já foram desapropriados do Engenho Maravilha para a reforma agrária e não para atender os interesses de grandes empresas privadas;

3) Construção de seis escolas do campo nos assentamentos rurais;

4) Infraestrutura para os assentamentos onde faltam água, luz, postos de saúde e estradas para o escoamento da produção;

5) Construção de barragens e entrega dos kits de mecanização para a limpeza de barragens já existentes; além da priorização de projetos para os assentamentos via Cooperar.

6) Parceria com o BNDES para financiamento das demandas de produção de grãos no Curimataú, leite no Sertão e arroz vermelho no Vale do Piancó;

7)Implantação de 10 farmácias vivas nos assentamentos da Via Campesina

8) Financiamento de preceptoria para estágio de saúde do campo na residência de medicina em família e comunidade da UFPB.

A mobilização continua e será permanente até que Ricardo Coutinho receba a comissão e atenda as reivindicações dos camponeses e camponesas da Via Campesina.

Lutar! Construir Reforma Agrária Popular

MST – PB

Paulo Sérgio 9802 3934/Juliane 9603 7427 /Miriam 9116 1635/ Adarlam 9813 2442/ Maika 8130 4070