Na manhã do dia 18 de novembro, aconteceu a atividade de Formação em Direitos Humanos  e Serviço Social, com a professora mestre Leidiane Sousa e a assistente social Jéssica Juliana. Com o tema “Preconceito: significado, expressões e necessidade de enfrentamento no cotidiano profissional“, as palestrantes iniciaram a exposição apresentando a série “Assistente Social no Combate ao Preconceito“, falando sobre o que é preconceito e suas expressões atuais, seguido de um debate, em conjunto com as participantes, sobre as experiências do cotidiano do profissional assistente social de várias áreas.

A atual conjuntura política brasileira e internacional – com a eleição do presidente norte-americano Donald Trump e a ascensão do atual presidente interino Michel Temer – também foi debatida na exposição, como forma de entender os efeitos das diversas formas de preconceito na sociedade e no Serviço Social. Dados oficiais sobre as formas de preconceito – racismo, feminismo, xenofobia e preconceito dentro da profissão – foram expostos, mostrando a realidade brasileira e as formas que essas expressões de preconceito se dão dentro dos diversos espaços sociais.

Toda a palestra teve a participação do público, com debates e discussões acerca do que é preconceito e de que forma ele atinge a sociedade e os profissionais de Serviço Social, com exposições, exemplos, troca de experiências e debates. O Cress em Debate acontece até janeiro de 2017, com temas ligados às comissões do Cress/PB, com a participação livre e gratuita de profissionais e estudantes. A próxima exposição acontece no dia 22 de novembro, às 19h, sobre Sigilo Profissional (saiba mais aqui).

9-img_2206
Palestrantes Leidiane Sousa (à esquerda) e Jéssila Juliana.

4-img_2198

5-img_2201

6-img_2194

1-img_2202

Série "Assistente Social no Combate ao Preconceito", organizado pelo CFESS: http://www.cfess.org.br/visualizar/livros
Série “Assistente Social no Combate ao Preconceito”, organizado pelo CFESS: http://www.cfess.org.br/visualizar/livros