No dia 23 de março de 2012, na sede do Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba (CRESS/PB), ocorreu a primeira reunião entre as Unidades de Ensino que possuem curso de Serviço Social e o CRESS/PB. A reunião pautou-se no debate sobre a prática do estágio supervisionado e as atividades comemorativas ao dia do/a assistente social (15 de maio). Estiveram presentes as seguintes representações: Carmem Alves (Coordenadora de Estágio da Faculdade Santa Maria); Maria Lúcia Linhares (Coordenadora do Curso de Serviço Social e de Estágio da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras- FAFIC); Maria da Conceição Silva Felix (Coordenadora de Estágio da Universidade Federal de Campina Grande- UFCG); Ana Carla Andrade Palmeira França (Supervisora Acadêmica da UNITINS); e Janaina Nunes da Silva (Profª Tutora Presencial da EAD-Anhanguera Uniderp). A representante do mais novo curso presencial da Paraíba, Beth Alcoforado (UNIPB) chegou após o termino da reunião e colocou-se favorável aos encaminhamentos da reunião.

O presidente do CRESS/PB (Tárcio Teixeira) fez uma breve apresentação das normatizações referentes ao Estágio Supervisionado em Serviço Social (Lei do Estágio, Resolução CFESS nº 533, Resolução CFESS nº 493, Pareceres do MEC) e reforçou a importância do trabalho coletivo que essa atividade representa. Em seguida Tárcio repassou o informa sobre o Sistema de Credenciamento de Estágio em desenvolvimento pelo CFESS, sistema este que vai gerar um link e uma senha para cara coordenador de estágio, sendo os dados cadastrados interligados as inscrições e demais informações dos/as assistentes sociais junto ao CRESS. Essa nova metodologia vai possibilitar o maior acompanhamento no desenvolvimento da supervisão de campo e acadêmica.

Os/as presentes trouxeram para o debate temas de grande relevância, a exemplo da existência de supervisores de campo que são remunerados por essa atividade, a falta de estrutura dos campos de estágio, a inadimplência de alguns supervisores e a possibilidade dos/as estudantes realizarem seus estágios na pesquisa e na extensão universitária. Sabendo que estes e outros importantes temas não poderiam ser aprofundados durante a reunião realizada os presentes apontaram para construção do Fórum Paraibano de Estágio. Todos/as colocaram-se dispostos a contribuir com a construção dessa importante ferramenta de articulação e aprimoramento das práticas. Ficou marcada uma atividade com mais tempo e qualidade para o Fórum, sendo o final de agosto e início de setembro apresentados pelas unidades de ensino como período mais apropriado. Após o próximo encontro, oportunidade que oficializaremos a criação do Fórum Paraibano de Estágio, será realizada, ainda no segundo semestre de 2012, duas formações com supervisores de campo e acadêmicos.

Sobre as atividades comemorativas ao dia do/a Assistente Social, as Unidades de Ensino presentes na reunião apresentaram seus calendários: FAFIC – 15 e 16 de maio; FSM – 15, 16, 17 e 18 de maio; Anhanguera – debater sobre os espaços sócio-ocupacionais na semana do dia 15 de maio; UFCG – 16 de maio; UNITINS (Não foi deliberada a data do evento, mas o tema abordado será “Estágio Supervisionado”). Outras atividades já previstas para esse momento comemorativo são: Sessão Especial na Assembléia Legislativa (15 de maio); Debates na UFPB e UEPB (18 de maio), Guarabira (24 de maio) e Patos (25 de maio).

Ficou acordado que a contribuição material do CRESS/PB será na elaboração de um folder comum para toda Paraíba, pastas, kits para sorteio, blocos de anotação e a participação de representantes do CRESS nos debates. Os/as presentes deliberaram por apresentar a programação definitiva para as atividades comemorativas até o dia 10 de abril.

Sigamos na Construção do Fórum Paraibano de Estágio.