O CRESS Paraíba, por meio da Comissão de Ética e Direitos Humanos, realiza a segunda edição do curso “Assistente Social no Combate ao Preconceito”. A atividade teve sua primeira edição no ano de 2019, na gestão 2017-2020 do CRESS/PB “Avançar sem Temer”, com um público de aproximadamente 40 (quarenta) participantes entre assistentes sociais e estudantes de Serviço Social e, naquela ocasião, foi avaliado de forma bastante positiva pelos(as) cursistas. 

Tendo por base as discussões presentes nos cadernos que compõem a série “Assistente Social no combate ao preconceito” elaborados pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), a versão deste curso que se realizará no corrente ano se propõe ao mesmo objetivo daquele realizado em 2019: capacitar a categoria profissional para enfrentamento aos preconceitos como dever ético, avaliando suas posturas e ações profissionais na realidade concreta na direção do fortalecimento do projeto ético-político do Serviço Social. 

Metodologia do curso

As discussões versam sobre a historicização do preconceito; o estigma do uso de drogas; racismo; transfobia; xenofobia; machismo e discriminação contra a pessoa com deficiência. Todos os debates compreendidos a partir da sua inserção na sociabilidade capitalista e de questões contemporâneas do cotidiano de atuação do/a assistente social, contribuindo para uma prática profissional livre de preconceitos.

Devido as condições de distanciamento impostas pela pandemia da COVID-19, o curso irá acontecer na modalidade de ensino remoto e a distância, compreendemos as limitações desse formato, mas por questões de segurança sanitária é o que será possível.

O curso está dividido em 06 encontros mensais, de junho a novembro, conforme o calendário abaixo. As e os ministrantes serão membros da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CRESS/PB e convidados especialistas no tema abordado em cada formação. Os textos sugeridos estarão disponíveis e deverão ser previamente estudados, para uma melhor compreensão da temática. Todas as aulas serão expositivas, ficando a critério de cada ministrante a melhor forma de exposição e um formato de avaliação será indicado ao final de cada curso

A formação tem uma carga horária total de 20h, para garantir o certificado será exigido uma participação mínima de 75%, ou seja, só poderá faltar duas formações.

Inscrições (encerradas)

As inscrições ficarão abertas entre os dias 25 de maio a 10 de junho, e terá limite de vagas, conforme os critérios: 60 vagas para profissionais (40 atuantes em alguma instituição e 20 sem atuação, com registro ativo no CRESS) e 30 estudantes (graduação e pós-graduação em Serviço Social).

[INCRIÇÕES ENCERRADAS]

Cadastro reserva (encerrado)

As vagas já foram preenchidas. Portanto, foram abertas 10 vagas de cadastro reserva para cada critério (estudantes, profissionais atuantes e não atuantes), no caso de desistência de algum(a) participante inscrito.

[INSCRIÇÕES ENCERRADAS]

Programação

Dias: 15 de junho, 13 de julho, 10 de agosto, 14 de setembro, 05 de outubro e 09 de novembro.

Horário: 19h às 21h30min

Carga horária total: 20H.

DIATEMATICADEBATEDORES/AS
15 de Junho– O que Preconceito? – Transfobia;Iago Fernandes – Assistente Social. Mestre em Serviço Social. Conselheiro CRESS-PB. Coordenador da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CRESS-PB.
Pietra Azevedo – Travesti antropóloga transfeminista. Mestra em Antropologia Social. Coordenadora regional da Atransparência-RN.
Bruna Havilla (mediação) – Assistente social, mestre em Serviço Social e integrante da comissão de ética e direitos humanos do CRESS/PB.
13 de Julho– Estigma no uso de Drogas;Gustavo Vieira – Médico de Família e Comunidade, professor de medicina e coordenador do projeto ProCannabis (Ambulatório de usos terapêuticos da Cannabis sativa) do UNIPÊ. Membro da APB e artista plástico.
Emanuelle Galdino – Assistente Social, mestre em Serviço Social e membro da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CRESS-PB.
Iago Fernandes – Mediação.
10 de Agosto– Machismo;Nívia Pereira – Professora do departamento de serviço social da UFPB. Coordenadora do GEPSS/UFPB. Coordenadora do Fórum de mulheres em Luta da UFPB.
Kíssia Wendy – Comissão de Ética e Direitos Humanos – CRESS/PB. Integrante do MNU/PB – MMN/PB. Mestranda PPGSS/UFPB.
Emanuelle Galdino (Mediação).
14 de Setembro– Pessoas com Deficiência; – Fabia Halana – Assistente Social Educação Básica JP. Graduada em Serviço Social – UFPB. Mestra em Serviço Social – UFPB. Assistente Social – PMJP
Janeska Rapozo – Assistente social, mestra em Gerontologia, especialista em Saúde pública e assistente social do INSS.
Bruna Havilla – Mediação.
05 de Outubro– Xenofobia;Jéssica Juliana – Assistente Social. Mestra em Serviço Social. Técnica de Referência da Política para Migrantes e Refugiados (SEDH/PB). Conselheira do CRESS/PB.
Bruna Havilla – Assistente social, mestre em Serviço Social e integrante da comissão de ética e direitos humanos do CRESS/PB;  
Kissia Wendy – Mediação.
09 de Novembro– Racismo.Maria da Guia – Assistente Social. Residente em saúde mental – UPE. Participante do projeto e grupo de estudos vivências negras @vivencias_negras.
 – Janaina Silva – Assistente social, Especialista em Políticas Públicas e Assistência social, Mestra em Serviço social. Pesquisadora de questões Étnico-Raciais.
Emanuelle Galdino – Mediação.

Mais informações

Para tirar dúvidas ou solicitar mais informações, fale com os(as) organizadores, pelo e-mail: ccombateaopreconceitocresspb@gmail.com

Mariana Costa – JP/PB 3569

Assessoria de Comunicação

assessoriacresspb@gmail.com