Arte-Frente-Editada
Arte: Rafael Werkema/CFESS

O Brasil está vivendo um novo momento político, podendo causar graves mudanças no cenário do Serviço Social, considerando a proposta de fusão do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os/as assistentes sociais devem se mobilizar na defesa do Sistema Único de Assistência Social – SUAS – no país, um política pública de suma importância e tão contributiva para a sociedade brasileira.

Atualmente o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – MDSA está em falta com o cumprimento de suas obrigações para com os municípios, no que tange aos repasses regulares e obrigatórios do Fundo Nacional de Assistência Social – FNAS para os Fundos Municipais de Assistência Social – FMAS, em valor superior a R$ 1 Bilhão de reais. Para o fechamento do ano de 2016, ainda deverá repassar mais R$ 2 Bilhões de reais para manutenção dos serviços prestados à população em nossas unidades. Caso isso não ocorra, estaremos diante da necessidade da dura tomada de decisão de fechamento de unidades por todo o País.

Vários documentos já foram publicizados, no sentido de defender o SUAS no Brasil, de demonstrar preocupação em relação à atual conjuntura que o país se encontra, e de reafirmar uma conquista garantida por lei ( Lei 12.435 de 06 de julho de 2011). Confira:

Manifesto da Comissão Intergestores Tripartite (CIT)

Manifesto do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS)

“Carta de Brasília – Avante Suas” do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas)

Ofício da Diretoria Nacional e representantes do Congemas

De acordo com o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), a categoria está lutando em defesa do Suas, pela manutenção do atendimento:

a)     a crianças e adolescentes que são abusadas sexualmente, das que são agredidas fisicamente por seus familiares, exploradas sexualmente e as que são negligenciadas pelo seus próprios pais;

b)    ao idoso que sofre uma série de violações nos seus direitos, sofre violência física, psíquica e até mesmo na sua remuneração (aposentadoria), muitas vezes pelos próprios membros da família, sendo tolhidos das condições mínimas de subsistências;

c)    à mulher vítima de violência, que apanha do marido em casa. Quando isso acontece na zona rural, a mulher não tem nem a quem recorrer e nem a quem se socorrer;

d)    às famílias que recebem a transferência de renda do Bolsa Família, que no momento que elas pararem de ter esse recebimento a conta dos municípios vai aumentar, teremos que gastar mais dinheiro das Prefeitura pra comprar cestas básicas. Elas irão até as unidades municipais de Assistência Social, porque hoje estão recebendo o Bolsa Família exatamente pra poder comprar o seu alimento.

Doc. 8 - Banner

O Congemas também está divulgando calendário de atividades e orientações sobre sobre manifesto em defesa da Assistência Social, a ser realizado em todo território nacional, que você pode ver a seguir.

Sugestão de Datas para Mobilização ATIVIDADES
08 E 09 DE JUNHO DE 2016 1 – Divulgação da Carta de Brasília e Do Ofício Circular 001/2016

2 – Afixação de cartazes nos CRAS, CREAS e demais unidades da Assistência Social;

3 –  Afixação de faixas pela cidade;

4 – Audiências Públicas nas unidades da Assistência Social;

5 – Reuniões com Autoridades (Vereadores, Deputados, Senadores);

6 – Caminhadas com a participação de todos os seguimentos da sociedade;

7 – Realizar “Atos de Mobilização” em frente as Prefeituras Municipais;

8              – Chamar a imprensa para dar entrevistas, se possível, realizar Entrevistas Coletivas;

9              – Façam panfletos, claros e objetivos, para que os usuários compreendam o que está acontecendo;

10           – Solicite audiência com os membros das Câmaras Municipais de Vereadores e com os Deputados Estaduais nas Assembleias Legislativas;

11           – Realizar atividades com os usuários da Assistência Social;

12           – Sugerimos a realização de atos nos seus municípios (se for possível reunir vários municípios em uma única data na capital do Estado, seria o ideal;

13           – Escrever artigos para serem publicados sobre o assunto;

14           – Além disso, os gestores devem encaminhar o manifesto através de ofícios aos Conselhos Municipais, aos Conselhos Estaduais e ao Conselho Nacional;

15           – Encaminhe ofício também aos representantes legítimos eleitos pelo povo, aos Vereadores, aos Deputados Estaduais, aos Deputados Federais, aos Senadores, aos Prefeitos, aos Governadores, ratificando o texto dos documentos supra mencionados;

16           – É preciso também dialogar com as instituições não-governamentais, elas precisam entender que a redução dos recursos do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, significa a diminuição das nossas parcerias.

TODAS AS QUARTAS FEIRAS, ATÉ A VOTAÇÃO DA MEDIDA PROVISÓRIA N.º 726/2016 PELO CONGRESSO NACIONAL

15.06 / 22.06

29.06 / 06.07

13.07 / 20.07

27.07 / E SEGUINTES

AS MESMAS ATIVIADADES ACIMA MENCIONADAS QUE NÃO FOREM POSSÍVEIS DE REALIZAR NAS DATAS SUGERIDAS DE 08 E 09 DE JUNHO DE 2016.

Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba – CRESS/PB

E-mail: assessoriacresspb@gmail.com