O Conselho Regional de Serviço Social da 13ª Região – Paraíba (CRESS/PB) vem, por meio desta nota, manifestar apoio às/aos estudantes em greve de fome na Universidade Federal da Paraíba.

A política de ajuste fiscal associada à política educacional, de caráter predominantemente privatista, tem acarretado uma realidade dura à educação pública brasileira. A ampliação do acesso via REUNI e programas de financiamento estudantil, pela lógica própria que orienta tais programas, não vem acompanhada das condições objetivas necessárias à permanência das/os estudantes na universidade durante seu processo formativo.

Atualmente na UFPB, são mais de 40.000 mil estudantes, dentre os quais apenas um pequeno número tem conseguido acessar alguma modalidade da assistência estudantil. A maior parte não tem garantido o acesso à moradia, alimentação, transporte, serviços de saúde com qualidade, dentre outras problemáticas que tem se agravado nesse cenário de desmonte das universidades públicas.

Nos solidarizamos e nos juntamos às/aos estudantes na luta pela ampliação e fortalecimento das Políticas de Assistência Estudantil e Permanência; na resistência à política de cortes de verbas e ataques à universidade pública; no enfrentamento ao processo de desmonte das universidades públicas, em especial da UFPB.

Na oportunidade, reforçamos a solicitação das/os estudantes, feita às autoridades dessa instituição pela realização de efetivo diálogo. Preocupamo-nos com as condições de saúde destas/es estudantes, que em mais de oito dias em greve de fome, não obtiveram a devida atenção da dessas autoridades. Que se considere a legitimidade das reivindicações apresentadas pelo movimento em questão; que não se perca de vista que o não suprimento dessas necessidades fundamentais constitui-se violação dos direitos humanos, e que sejam respeitadas as lutas que vêm sendo travadas, historicamente, por diferentes sujeitos, em defesa de um projeto de universidade democrática e de qualidade.

João Pessoa – PB, 2 de março de 2016.

Conselho Regional de Serviço Social da 13ª Região – Paraíba

Gestão 2014-2017: Seguir na Luta, Forte e Independente