No último dia 10 de maio de 2016, o Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba 13ªRegião, tomou conhecimento que o blog Perito.Med publicou uma nota com o título “IDA PARA FAZENDA DESESPERA CONCESSORES DO INSS”. Nessa nota, o autor da postagem, de maneira caluniosa e irresponsável, fez acusações e ataques que atingem a postura ética dos/das trabalhadores/as do INSS, sejam técnicos, analistas, assistentes sociais ou peritos médicos.

Observa-se que o autor da postagem, além de ter faltado com respeito e ética com os colegas de trabalho, tem um profundo desconhecimento sobre a Política de Seguridade Social no Brasil, reduzindo-a à lógica dos seguros sociais, portanto uma lógica excludente, de natureza mercantil que não atende as demandas dos/as trabalhadores/as, os quais, sob condições históricas de precarização e exploração, constroem a riqueza desse país.

O blog, de maneira desrespeitosa e agressiva, acusa, ofende e calunia o Serviço Social, desqualificando os/as profissionais, ao considerar a dispensabilidade da atuação dos/as Assistentes Sociais na Avaliação Social do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). O texto não aponta um fato pontual ou profissional específico que eventualmente possa ter incorrido em fraude, negligência ou imperícia, evidenciando a natureza leviana de tais acusações e o desconhecimento dos princípios e diretrizes que fundamentam o exercício profissional dos assistentes sociais.

Entendemos que o conteúdo da matéria do blog Perito.Med é mais uma expressão do movimento conservador e reacionário que se aprofunda no país, cujas estratégias vem se dando no sentido de criminalizar os trabalhadores, suas formas de luta e organização política. Reforçamos que, ao contrário do que se afirma no blog em questão, não vivemos uma etapa de “concessões” na Previdência Social. Ao contrário, o cenário presente de “reforma do Estado”, e decorrente ajuste fiscal, intensificou o desmonte da Seguridade Social no Brasil e a perda de direitos previdenciários. Basta verificar as alterações nas regras de concessão dos benefícios previdenciários e assistenciais implementadas nos últimos anos.

Defendemos a liberdade de expressão, mas não aceitaremos acusações infundadas ou qualquer forma de ofensiva sobre o conjunto dos/as trabalhadores/as da Previdência Social, dentre estes os assistentes sociais, tão pouco nos intimidaremos frente às ações criminalizadoras sobre os direitos e a luta histórica do conjunto dos/as trabalhadores/as brasileiros/as.

O blog Perito.Med possui um objetivo: difundir princípios e reforçar conceitos que garantam a redução dos direitos previdenciários dos/as trabalhadores/as, e para isso se utiliza da mentira, da má-fé e da maldade nos argumentos. Aos covardes só resta a pífia denúncia sem argumentos. A estes, nosso repúdio.

João Pessoa – PB, 13 de maio de 2016.

Conselho Regional de Serviço Social 13ª Região – Paraíba

Seccional Campina Grande – PB