Baixe a nota em PDF

O Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba – 13º Região, gestão “Tempos de resistir tempos de não de não se calar” (2020-2023), por meio da Comissão de Seguridade Social, vem manifestar apoio e solidariedade à assistente social Socorro Vieira, que atua no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – Gerência Manaus. No último dia 23/02/2021, a assistente social foi desrespeitada por uma profissional do Direito/advogada, por meio de uma tentativa de desmoralização pública em uma rede social.

Cabe ressaltar que se trata de um grave ato, tanto do ponto de vista pessoal, como profissional, pois a assistente social citada é reconhecida pela atuação em defesa dos/as trabalhadores/as que contidamente comparecem às agências da Previdência Social, tendo como diretriz a perspectiva da garantia e da defesa da integralidade e universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais. Esse compromisso ético e profissional da referida colega extrapolou as barreiras geográficas, fazendo-a conhecida nacionalmente e referência para a categoria que atua no âmbito da política previdenciária.

Temos a convicção de que a assistente social, no dia do fato ocorrido, exercia sua atividade profissional dentro das condições éticas e técnicas, conforme preconiza o Código Ética do/a Assistente Social, a RESOLUÇÃO CFESS nº 493/2006 e demais legislações pertinentes, assim como os atos normativos da instituição que atua – o INSS -, como o Memorando Circular Nº 06/PRES/PFE/DIRSAT/DIRAT/DIRBEN/INSS e o Parecer Nº 54/2011/ DIVCONS/ CGMBEN/PFE/INSS.

Sendo assim, não aceitamos e repudiamos qualquer forma de desrespeito contra a nossa colega ou qualquer outra(o) que esteja exercendo suas atividades, em qualquer espaço sócio ocupacional.

Mexeu com uma, mexeu com todas!

Somos todos(as) Socorro Vieira!

Conselho Regional de Serviço Social 13ª Região

Gestão “Tempos de resistir, tempos de não se calar” (2020-2023)