No período do 15º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais – CBAS, foi publicado no whatsApp da Frente Nacional em Defesa do SUAS e da Seguridade Social, vários ataques levianos que colocavam em xeque a lisura do processo de organização do CBAS, atacando diretamente as entidades organizadoras, assim como levantando infundadas acusações contra o professor José Paulo Netto, histórico militante e protagonista na luta em defesa do projeto ético-político profissional e societário. Seguindo os ataques, chegou-se a pedir “operação lava jato no Serviço Social”.
É importante socializar no âmbito do conjunto CFESS/CRESS, que vários componentes da Frente corroboraram com tais posturas, expressas posteriormente, em parte, através de Nota Oficial publicada pela FENAS e replicada no Blog Mais SUAS no dia 08 de setembro de 2016, (disponível em https://maissuas.org/). Este fato ocorre em um período bastante delicado para o conjunto CFESS/CRESS visto que entraremos em processo de sucessão das respectivas gestões. Simultaneamente se dá em um contexto onde se afloram as diversas disputas de projetos societários para o Brasil e que consequentemente, reverberam no seio da categoria profissional.
No dia 19 de setembro de 2016, o CFESS divulgou Nota Pública em que, respondendo às acusações realizadas, explica a posição de saída da Frente Nacional em Defesa do SUAS e da Seguridade Social. Nota disponível em http://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1294.
A gestão do CFESS, “Tecendo na luta a manhã desejada”, vem reafirmar que diante destas acusações, acredita que a unidade política construída no espaço da Frente Nacional em Defesa do SUAS e da Seguridade Social foi comprometida, na medida em que tais acusações são levianas e infundadas. Demonstram ainda absoluto desrespeito com a construção coletiva entre diferentes sujeitos políticos que se reivindicam companheiros/as na defesa das conquistas democráticas da categoria.
Nesse sentido, reforçamos a participação dos CRESS e seccionais junto aos FETSUAS e demais espaços coletivos. Informamos ainda que o CFESS continuará, como sempre esteve e está, na luta nos diferentes fóruns de que participa, especialmente do Fórum Nacional de Trabalhadores/as do SUAS. Colocamo-nos à disposição na efetivação coletiva protagonizada pela categoria no país.
Atenciosamente,
MAURÍLIO DE CASTRO MATOS
Conselho Federal de Serviço Social
Conselheiro Presidente
Mariana Costa – JP/PB 3569
Assessoria de Comunicação
Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba – CRESS/PB
E-mail: assessoriacresspb@gmail.com