No dia 23 de novembro de sexta-feira, na sede do Conselho Regional de Serviço Social 13ª Região- Paraíba (CRESS/PB), a gestão “CRESS na Luta, Forte e Independente!” fez a segunda reunião com representantes discentes e de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) para debater a melhor forma de, coletivamente, consolidar o Fórum de Estágio da Paraíba.

Estiveram presentes o representante discente da ENESSO, Emanuelle Galdino, e da ABEPSS, Lucas Bezerra. A atual gestão do CRESS/PB esteve representa pela Agente Fiscal Dalnes Godim, o Conselheiro Tárcio Teixeira e Jamerson Souza, que além de Conselheiro do CRESS/PB é também professor da UFPB. Outras IES representadas na reunião foram: FEF/FSM, FAFIC, UEPB, UNITINS, UNPB/FPB e UNOPAR.

Após um breve ponto de informes, o Presidente do CRESS/PB, Tárcio Teixeira, lançou a campanha do Conjunto CFESS/CRESS em defesa do estágio supervisionado e distribuiu cartazes da campanha, Vídeo Comemorativo aos 30 anos do CRESS/PB e material em defesa do Concurso Público para assistente social. Os outros dois pontos de pauta debatidos na tarde do dia 23 de novembro foram: Fórum de Supervisores/as de Estágio e as atividades comemorativas ao dia do/a Assistente Social do próximo ano (2013).

Antes de entrar no debate sobre as possíveis formas de organização do Fórum de Supervisores/as, a Agente Fiscal do CRESS/PB fez uma breve explanação sobre as atribuições das coordenações de estágio, ou equivalente, das IES junto ao Conselho e como funcionará o sistema de cadastro dos campos de estágio que vem sendo estruturado pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS); neste sistema cada Instituição fará o registro dos estagiários/as e de seus supervisores de campo e acadêmicos, enquanto ele não entra em funcionamento as IES devem seguir enviando as informações ao CRESS/PB via ofício, como faz a maioria dos presentes na reunião.

No debate sobre a funcionalidade do Fórum de Estágio da Paraíba, ficou claro que deve ser uma instância composta por Supervisores de Campo e Acadêmicos, representantes estudantis, Coordenações de Estágio das diversas IES, CRESS/PB, ABEPSS e ENESSO. Todos/as avaliaram de forma positiva os desdobramentos da primeira reunião entre o CRESS/PB e as IES, realizada em março desse ano (2012), e entendem que o Fórum segue um caminho positivo. Entre os encaminhamentos deliberados para o Fórum de Estágio da Paraíba destacamos:

1. O CRESS/PB buscará organizar entre a última semana de março e a primeira de abril o Encontro do Fórum de Supervisores/as de Estágio da Paraíba, evento aberto que será seguido de Curso de Supervisores (este restrito aos/as representantes das IES);
  2. Cada IES fará o Encontro Local do Fórum de Supervisores/as de Estágio até a primeira quinzena de março de 2013, devendo escolher um Supervisor/a de Campo e um Supervisor/a Acadêmico para participar de curso de Supervisores/as a ser organizado pelo CRESS/PB;
  3. Os Encontros Locais, além das especificidades de organização de cada IES, farão levantamento das principais dificuldades e dos pontos positivos da prática de estágio; elementos estes que serão de grande importância para ser trabalhado no Fórum de Supervisores/as de Estágio da Paraíba;
  4. Cada entidade geral dos/as estudantes, ENESSO e ABEPSS, terá uma vaga no curso organizado pelo CRESS/PB;
  5. Será disponibilizada uma vaga para cada Centro Acadêmico de Serviço Social da Paraíba;
  6. O Fórum de Supervisores/as de Estagio da Paraíba será oficialmente lançado no Encontro do Fórum Supervisores de Estágio da Paraíba;
  7. Após o Encontro e o curso de formação, as reuniões do Fórum serão itinerantes, ocorrendo nas cidades nas quais existam IES.

No terceiro, e último, ponto de pauta debatido pelo Fórum, os/as presentes dialogaram sobre as atividades do dia do/a Assistente Social de 2013, sendo unânime a avaliação positiva sobre a parceria estabelecida entre o CRESS/PB e as IES em 2012. O Conselho informou da intenção em manter atividades nas mesmas cidades onde teve debate do dia do/a Assistentes Social em 2012 (João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Patos e Cajazeiras), realizar em Sousa, onde a atividade que iria ser realizada esse ano em parceria com a UFCG foi desmarcada, e organizar um evento na região próxima a Monteiro.

O Conselho Regional de Serviço Social 13ª Região- Paraíba informou que em João Pessoa as atividades comemorativas ao dia do/a Assistente Social serão realizadas em conjunto com a UFPB, nas comemorações aos 60 anos do Curso de Serviço Social na Paraíba.

Ainda sobre o 15 de maio, as IES interessadas em colocar sua programação no Folder do CRESS/PB deverão enviar as informações ao Conselho até a última semana de março de 2013; permitindo assim que a diagramação, impressão e divulgação sejam realizadas dentro dos prazos necessários a uma boa aparição da profissão em toda Paraíba. O Conselho ainda colou-se a disposição para participar das atividades organizadas pelas IES e informou que a atividade do sertão, provavelmente, contará com a presença da Profª Maria Augusta Tavares, recém chegada do Pós-Doutorado em Portugal.

Que venha 2013 e seus muitos desafios.